Setor de franquias cresce em 7% em 2018 e deve melhorar em 2019

O setor de franquias teve um crescimento nominal de 7% no Brasil em 2018, em relação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além disso, o setor de franquias gerou cerca 1,3 milhão de vagas em 2018, entre intermitentes e temporários, registrando um aumento de 8% dos empregos diretos.

O número de unidades franqueadas cresceu 5% em relação a 2017. Portanto, grande parte do avanço nos lucros aferidos e nas contratações no setor veio da retomada de vendas em unidades já estabelecidas.

Saiba mais: Amazon passa a vender outras 15 categorias além de livros

O presidente da ABF, André Friedheim, disse que “houve uma recuperação perceptível das vendas no varejo e especificamente no franchising neste último trimestre, somada a um sentimento de maior otimismo refletido na elevação da bolsa e em outros indicadores”.

Ele coloca na conta o fim da instabilidade política com as eleições, que também trouxe a expectativa de reformas e melhoria geral no ambiente de negócios, o aumento no volume de vendas com a Black Friday, o reaquecimento das vendas no varejo e a melhora dos índices de confiança empresarial e dos consumidores.

Saiba mais: Mercado de trabalho no Brasil tem 1º saldo positivo desde 2014

O setor de franchising em 2019

O cenário está otimista para este ano, com tendência de manter o crescimento. A ABF estima que o faturamento vai aumentar entre 8% e 10%. Projeta também uma alta de 5% na geração de emprego no setor e um aumento de 5% a 6% no número de franquias.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião