Sergio Moro é anunciado como diretor de consultoria norte-americana

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi anunciado, no último domingo (29), como o novo diretor da Alvarez & Marsal, consultoria norte-americana. De acordo com o comunicado, o ex-juiz da Lava Jato atuará na área de disputas, investigações e compliance. As informações foram divulgadas inicialmente pelo site Jota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A A&M é uma das maiores consultorias de recuperação de empresas do mundo. Emprega 5 mil colaboradores e opera em quatro continentes, com oito unidades de negócios no Brasil — Sergio Moro será o diretor-geral em São Paulo. O ex-ministro completou sua quarentena de seis meses após a saída do governo de Jair Bolsonaro em outubro, segundo determinado pela Comissão de Ética da Presidência.

Moro será responsável pela criação de políticas antifraude e corrupção, governanças de integridade e conformidade e políticas de compliance. Embora a consultoria já tenha anunciado a contratação, o advogado ainda não se manifestou.

“A nomeação de Sergio aumenta nossa capacidade de ajudar os clientes a navegar por questões regulatórias complexas, alavancando nossa abordagem de liderança, ação e resultados”, afirmou Marcos Ganut, diretor-geral de Projetos de Infraestrutura e Capital da consultoria norte-americana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Conforme o comunicado divulgado pela empresa, que foi criada em 1983 nos Estados Unidos e que no Brasil mantém escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Moro “está ansioso para desenvolver o legado da empresa, de impulsionar a mudança e ajudar os clientes a resolver os desafios atuais enquanto antecipa os futuros”.

Adriano Ponciano, sócio da consultoria, afirmou que “está muito feliz com a vinda do dr. Sergio Moro como sócio-diretor do Alvarez & Marsal. É um profissional com mais de 20 anos de experiência em investigação”.

O namoro entre Moro e a consultoria foi iniciada nos Estados Unidos, onde o ex-ministro fez diversos contatos enquanto exercia o cargo de juiz federal em Curitiba. Em meio às negociações, foi acertada uma remuneração como sócio-diretor, além de prêmios ou participações em sua área de atuação.

O comunicado da companhia diz que Moro “é especialista em liderar investigações anticorrupção complexas e de alto perfil” e também em aconselhar clientes sobre estratégia e conformidade regulatória proativa”. A nota indicou, ainda, que o ex-juiz trabalhará diretamente com ex-funcionários do governo norte-americano.

Sergio Moro se afasta — momentaneamente — de disputas políticas

A contratação de Moro para o setor privado afasta o ex-ministro, ao menos momentaneamente, de suas disputas políticas. Uma delas é a corrida pela presidência em 2022.

Moro continua negando uma possível candidatura para qualquer cargo eletivo nas próximas eleições, mas não nega a possibilidade de apoiar candidatos. Entendido como uma possível alternativa do centro nas próximas eleições, a decisão de Moro em trabalhar na consultoria desvia parcialmente essa rota política.

No início do mês, o jornal Folha de S.Paulo disse que Moro e o apresentador Luciano Huck estariam negociando uma aliança para disputar a presidência daqui dois anos. Na casa do ex-ministro em Curitiba, ambos teriam conversado sobre a possibilidade de representarem uma “terceira via” nas eleições, em contraponto à ala conservadora da posição e a esquerda opositora.

Segundo a Folha, o convite para o encontro partiu de Sergio Moro. Eles mantém contato desde que se encontraram no Fórum Econômico Mundial, em Davos, no ano passado. Um dos objetivos imediatos seria a busca por ampliar essa frente trazendo outras figuras com perfil centrista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião