Sérgio Moro comandará superministério da Justiça de Bolsonaro

O juiz Sérgio Moro aceitou na manhã desta quinta-feira, 01 de novembro, assumir o superministério da Justiça do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Sérgio Moro e o capitão reformado se reuniram por mais de 1h30 na casa do político, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O magistrado chegou ao local as 9h da manhã, e saiu por volta das 10h30, ele chegou a esboçar com os jornalistas presentes, porém não se comunicou no momento sobre o assunto.

Quem confirmou a aceno positivo ao convite foi um assessor do capitão da reserva.

O político do PSL já havia acenado com esta possibilidade anteriormente.

O magistrado ganhou destaque, principalmente, após a operação Lava Jato.

Com isto, Bolsonaro já tem cinco ministros eleitos para seu governo. Além de Moro, são eles: Onyx Lorenzoni, Casa Civil; Augusto Heleno, Segurança Instituicional; Paulo Guedes, Economia; Marcos Pontes, Ciência e Tecnologia.

Sérgio assumirá a pasta responsável pelo ministério da justiça que engloba, também, os órgãos de combate à corrupção.

Frente que está, atualmente em outras pastas, como a Polícia Federal e o Coaf, que estão envolvidas nessa operação.

Moro divulgou a seguinte nota sobre o assunto:

“Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justica e da Seguranca Publica na proxima gestao. Apos reuniao pessoal na qual foram discutidas politicas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a pespectiva de implementar uma forte agenda anticorrupcao e anticrime organizado, com respeito a Constituicao, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisao. Na pratica, significa consolidar os avancos contra o crime e a corrupcao dos ultimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operacao Lava Jato seguira em Curitiba com os valorosos juizes locais. De todo modo, para evitar controversias desnecessarias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na proxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes.

Curitiba, 01 de novembro de 2018.

Sergio Fernando Moro”

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião