Apesar da Selic em queda, ações de dividendos são boa pedida, diz XP; veja lista

Segundo especialistas da XP, apesar do cenário de queda da Selic ser positivo para bolsa, os analistas ainda enxergam “alguns riscos nos cenários de macro global e doméstico para o ano que vem”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Mesmo com a trajetória de queda da Selic, a casa prefere um posicionamento mais defensivo nas carteiras.

“Empresas que pagam dividendos proporcionais (dividend yield) altos podem ser boas oportunidades para investidores que buscam ganhos adicionais”, destaca a XP.

“Ou seja, além da possibilidade de ganho de capital pela valorização das ações, o investidor pode impulsionar seus retornos através do recebimento de proventos”, completa.

Os analistas, aliás, listaram as ações que são cobertas com as maiores estimativas de dividend yield (rendimento dos dividendos) segundo o consenso de mercado:

Ações que devem ter o maior DY, segundo o consenso de mercado - Foto: Reprodução/XP
Ações que devem ter o maior DY, segundo o consenso de mercado – Foto: Reprodução/XP

A casa segue otimista com o Ibovespa neste ambiente de redução da taxa de juros. A expectativa é de que tenha uma renovação da sua máxima histórica.

“Mesmo com esse movimento, entendemos que ainda há espaço para a Bolsa valorizar daqui para frente. Para o ano que vem, temos como valor estimado de valor-justo do Ibovespa em 142 mil pontos para 2024”, diz a XP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Além disso, continuamos vendo o valuation de ações brasileiras como descontadas, com o P/L em 8,0x, ainda com um desconto significativo vs. sua média histórica de 11x.”, completa.

A XP ainda destaca que, olhando para setores, enxerga que, historicamente, alguns tendem a ser mais sensíveis aos ciclos de juros, como: Saúde, Educação, Imobiliário, Financeiro, Varejo e Transportes.

“Já comparando esse padrão histórico com o desempenho atual, vamos que alguns “queimaram a largada”, ou seja, apresentaram ralis bem significativos e, portanto, têm menos espaço para continuar subindo. Na outra ponta, há setores que, historicamente, entregaram desempenhos positivos em ciclos de corte de juros mas que ficaram para trás no ciclo atual”, explica a casa.

Projeções para a Selic em 2024

Após o corte da Selic mais recente, que veio totalmente dentro do esperado, o mercado financeiro espera uma taxa de juros de um dígito para o ano que vem.

Conforme as projeções do consenso do mercado – transparecidas no Boletim Focus – a expectativa é de uma Selic de 9,25% no ano de 2024. A projeção é a mesma há seis semanas consecutivas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião