Pedidos de seguro-desemprego nos EUA sobem

O número de pedidos semanas de seguro-desemprego nos Estados Unidos atingiu 742 mil na última semana, superando o consenso de Wall Street, que esperava algo próximo a 710 mil, e acelerando na comparação com a última semana, quando 709 mil pessoas entraram com a demanda. É o primeiro aumento no número após quatro semanas de queda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em compensação, os pedidos continuados de seguro-desemprego, de pessoas que já se encontram desempregadas e continuam com o benefício, caíram 429 mil, para 6,37 milhões, número mais baixo até agora do período pandêmico. A taxa de desemprego, calculada sobre os que ganham o benefício, caiu para 4,3%.

O mercado de trabalho continua incerto, mesmo com o otimismo com as novas notícias sobre vacinas, por conta do recente aumento dos casos de Covid-19. Novos lockdowns assustam e economistas acreditam que eles podem puxar novamente o número de pedidos de seguro-desemprego para cima.

Os pedidos pelo auxílio especial do governo americano voltado à pandemia também disparam nas últimas duas semanas. Foram cerca de 233 mil novas solicitações, chegando a 4,38 milhões. Ao total, o número de pessoas recendo algum tipo de benefício do governo caiu em 841 mil, para 20,32 milhões, número, entretanto, muito superior ao 1,48 milhão de um ano atrás.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Biden pede que congresso aprove novo pacote de ajuda

Na segunda-feira, o presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, pediu ao Congresso a aprovação de um novo pacote de ajuda econômica semelhante ao que foi aprovado em maio para frear os problemas causados pela Covid-19.

Segundo Biden, assim que o país acabar com o vírus, algo não tão distante por conta das recentes notícias sobre vacinas, e que o pacote for aprovado, os Estados Unidos “oferecerão alivio econômico aos trabalhadores e poderão começar a se reconstruir de uma forma melhor do que antes”.

As discussões sobre um novo pacote de estímulos, que pode chegar a US$ 2 trilhões, estão travadas há algumas semanas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião