O que saber nesta segunda-feira em política, negócios e economia

No noticiário político, atenção ao resultado das últimas pesquisas eleitorais: na sexta-feira, foi lançado o resultado do levantamento do Datafolha, enquanto hoje saíram os resultados da pesquisa BTG/Pactual. As duas pesquisas mostraram resultados bem diferentes, embora ambas apontem a liderança de Jair Bolsonaro (PSL) e o rápido crescimento de Fernando Haddad (PT).

No Datafolha, o deputado do PSL tem 26% das intenções de voto. No BTG/Pactual, 33%. Os cenários de segundo turno do Datafolha mostram Bolsonaro em empate técnico com todos os candidatos e perdendo para Ciro Gomes (PDT), enquanto no BTG/Pactual as simulações mostram vitória de Bolsonaro e empate com Ciro.

No que diz respeito à economia do Brasil, o IBC-Br, proxy mensal do PIB, teve alta de 0,57% entre junho para julho, com ajuste para variação intra-ano, divulgou hoje o Banco Central. O resultado veio acima do que se esperava no mercado. Na comparação com o ano passado, a alta foi de 2,56%, acima do 1,90% que se esperava. “Esse resultado surpreendeu, mas outros indicadores de atividade divulgados anteriormente indicam um crescimento do PIB de 0,3% no terceiro trimestre”, afirmaram os analistas do Bradesco BBI.

Em negócios, a Alpargatas informou, em fato relevante, que firmou acordo na sexta-feira para vender 22,5% dos seus negócios na Argentina, representados principalmente pela marca Topper, no país. O comprador é o empresário Carlos Wizard Martins, que paga 100 milhões de reais pela transação. Segundo a empresa, o acordo substitui um contato anterior, que foi assinado em novembro de 2015.

A BR Distribuidora informou na sexta-feira que José Roberto Lettiere assumirá no dia 20 de setembro o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores. A indicação foi aprovada em reunião do conselho também na sexta-feira. Desde junho, o cargo é ocupado interinamente pelo presidente Ivan de Sá, que assumiu quando Rafael Grisolia deixou o posto para assumir a mesma função na Petrobras.

A mineradora Nexa Resources anunciou planos de investir cerca de 1,17 bilhão de dólares em projetos de exploração de cobre e zinco no Peru e no Brasil em cinco anos, como parte do plano de expansão da empresa. O próximo empreendimento a ser desenvolvido é no Brasil e se chama Aripuanã, devendo começar a produzir em 2020.

A Brasil Pharma considera venda da Farmais como parte de seu plano de recuperação. Um incêndio levou à suspensão das operações da Usina Boa Vista, da São Martinho. A Gerdau anunciou parceria com a Votorantim e a Tigre para programa de fidelidade. A Oi teve prejuízo de caixa de R$164 milhões em julho.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião