Santander desenvolve plataforma de renegociação de dívidas

O Santander lança nesta segunda-feira (11) as operações da plataforma digital de renegociação de dívidas denominada ‘emDia’. A empresa é uma das startups criadas pela instituição financeira para expandir suas áreas de atuação. O objetivo da emDia é interligar credores e pessoas físicas com dívidas em atraso.

Com um cadastro acessível e fácil, o usuário da nova ferramenta do Santander deverá ver todas suas operações que estão em aberto e ter acesso às propostas para poder quitá-las.”Queremos que, num só local, o cliente possa enxergar todas as suas dívidas e renegociá-las de forma digital, quando e onde quiser”, diz a executiva-chefe da emDia, Mariana Perez.

A plataforma funcionará, inicialmente, com uma parceria entre o banco e a gestora de recuperação de crédito Return, que é controlada pelo Santander. Entretanto, a emDia negocia acordos com varejistas, companhias do setor de telecomunicação, energia e outras instituições financeiras. As operações com mais de 60 dias de atraso serão listadas.

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Os clientes dessas empresas serão assistidos de forma digital pela fintech. A emDia irpa mostrar quais dívidas eles têm e dar algumas opções de pagamento à vista ou a prazo. Os descontos são de 5% a 90% do valor devido, e serão definidos pelo parceiro que possui o crédito. Os clientes poderão fazer uma contraproposta ao credor, que poderá optar por aceitar ou não. “O objetivo é fechar acordos que o cliente consiga pagar. Hoje, muitas vezes, isso não acontece”, diz Marina.

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Os usuários que pagarem as dívidas renegociadas dentro do prazo irão obter pontos que poderão ser usados na própria plataforma para abater débitos. Além disso, poderá ser escolhido o meio de pagamento para a ação.

O Santander espera fechar 1,2 milhão de renegociação em um ano com essa nova ferramenta. No início, a operação será feita apenas com pessoas físicas, porém a ideia é fazer uma nova operação para pequenas empresas já até a metade do ano que vem.

Juliano Passaro

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