Sanepar (SAPR11) reduz rodízio para 24h e governo do PR prorroga ‘emergência hídrica’

Conforme fato relevante da Sanepar (SAPR11), a situação de emergência hídrica foi prorrogada no estado do Paraná por meio de medida do governador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo o documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pela Sanepar nesta terça (9), o decreto vale para a região Metropolitana de Curitiba e nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná.

O decreto “tem em vista a necessidade de ações que ampliem o volume de água armazenado nos reservatórios e de recarga de aquíferos, ainda como reflexo da estiagem que perdura no Paraná há mais de dois anos”.

Como impacto direto na companhia, o decreto estabelece que as prestadoras de serviço de saneamento das regiões mencionadas ficam autorizadas a executar como ação mitigadora rodízio 24h considerado da interrupção até a retomada do abastecimento, com prazo para normalização de até mais 24h.

“Tais limites podem ser extrapolados em situações emergenciais de manutenção ou decorrentes de caso fortuito e força maior, devendo ser comunicadas para a população e órgãos de fiscalização”, diz o fato relevante da Sanepar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Além disso, como forma de avaliar e reverter essas medidas futuramente , fica estabelecido que um grupo de trabalho deverá acompanhar e produzir relatório da situação, com frequência trimestral, avaliando o volume de água nos reservatórios que integram o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC) e o da recarga dos aquíferos das regiões Oeste e Sudoeste.

População aguardava flexibilização da Sanepar

O nível das barragens do SAIC estava, na sexta (5), no nível de 65,32% – mas apesar de ter superado os 60%, um índice considerado favorável em vista dos últimos meses, a Sanepar informou, à época que não há previsão de flexibilidade no rodízio do abastecimento.

A alteração era aguardada pela população com o aumento de chuvas nas últimas semanas, e considerando que o rodízio considerada 36h de abastecimento e 36h com a suspensão do fornecimento de água.

Na semana passada, a Sanepar informou que apenas o índice dos reservatórios não será suficiente para fazer mudanças no sistema de racionamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Segundo a empresa, a alteração dependerá dos dados do resumo do clima, já divulgado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), mas que ainda está sendo analisado.

O sumário da entidade meteorológica inclui previsões de chuvas para os meses de novembro e dezembro, dados que serão cruzados com as condições dos reservatórios e de consumo previsto para o verão.

Cotação de SAPR11

As units da Sanepar fecharam o pregão de segunda (8) cotadas a R$ 18,69, somando queda de 3,6% no último mês. Desde o início de 2021, os papéis da empresa já caíram pouco mais de 25%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião