Privatização da Sabesp (SBSP3) é suspensa em Guarulhos; entenda as consequências

O PCdoB entrou com um pedido para suspender a lei municipal que autorizava a privatização da Sabesp (SBSP3) em Guarulhos (SP), e a solicitação foi atendida pelo desembargador Roberto Solimene, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

A aprovação da medida liminar não impede o leilão de ações da Sabesp, mas bloqueia a privatização da empresa no município até segunda ordem.

A argumentação do PCdoB é a de que a lei que permite a privatização da Sabesp é inconstitucional, em função da ausência de um estudo de impacto orçamentário e financeiro, além da falta de participação popular.

O desembargador Roberto Solimene, por sua vez, exigiu que a Prefeitura de Guarulhos, os vereadores do município e o governo estadual respondam sobre as questões levantadas pelo PCdoB.

A decisão de suspender a desestatização da Sabesp em Guarulhos pode ser contestada ou revista antes do leilão, que está marcado para o dia 15 de julho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Sabesp (SBSP3) aprova nova política de dividendos

O conselho de administração da Sabesp (SBSP3) aprovou a nova política de dividendos da companhia, que deve ser aplicada após a liquidação da oferta pública de distribuição de ações, no âmbito do processo de privatização.

A nova política de dividendos da empresa, que portanto está condicionada à entrada em vigor do novo estatuto social, prevê proventos crescentes: até 50% do lucro líquido ajustado para 2026 e 2027, até 75% para 2028 e 2029, e até 100% a partir de 2030.

A distribuição dos dividendos também vai depender do Fator de Universalização, chamado também de fator U, que ajusta os dividendos de acordo com o progresso da universalização dos serviços de saneamento.

De acordo com a Sabesp, a nova polícia ainda considera a necessidade de investimentos para atingir as metas de universalização e cumprir o objetivo social da empresa.

Desempenho das ações

Confira a movimentação recente dos papéis da Sabesp (SBSP3):

Cotação SBSP3

Gráfico gerado em: 24/06/2024
5 Dias

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno