Rússia x Ucrânia: 2ª reunião termina sem cessar-fogo, mas com corredor de fuga para civis

Nesta quinta-feira (3), Rússia e Ucrânia realizaram a segunda rodada de negociações sobre o conflito entre os dois países do leste europeu. Segundo a agência de notícias russa Tass, durante o encontro não houve um acordo para o cessar-fogo, mas os países concordaram em fazer um corredor de fuga para os civis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Os representantes de Rússia e Ucrânia se reuniram por volta das 11h50 (horário de Brasília), na cidade de Gomel, em Belarus. Os tópicos da conversa – que durou três horas – foram os avanços militares, consequências internacionais e ajuda humanitária.

Sem um acordo definitivo, ficou acertado que um novo encontro deve acontecer nos próximos dias e que um corredor de fuga para os civis seja criado na Ucrânia. Esses corredores são áreas seguras para o tráfego de civis que desejam fugir dos lugares sob ataque.

Ainda não há informações sobre os detalhes do corredor, onde será feito e como deve funcionar.

“As partes chegaram a um entendimento sobre a criação conjunta de corredores humanitários, com um cessar-fogo temporário”, disse o conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak. Nas redes sociais, o conselheiro lamentou que a segunda rodada “não teve os resultados que a Ucrânia precisa”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Batalha entre Putin e Zelensky

Além dos ataques militares, os presidentes da Rússia e da Ucrânia também se digladiam no campo da retórica.

Em entrevista ao vivo nesta quinta, Vladimir Putin disse que a invasão na Ucrânia segue “de acordo com o plano” e se referiu aos soldados russos como “verdadeiros heróis”.

Em seu discurso, o chefe do executivo voltou a afirmar que os soldados ucranianos estão usando civis como escudo humano durante os conflitor armados e que a população da Ucrânia é vítima de uma “lavagem cerebral por governantes neonazistas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Do outro lado, Volodymyr Zelensky afirmou, também em entrevista, que somente uma conversa cara a cara com Putin será capaz de parar a guerra.

Além disso, o presidente da Ucrânia clamou mais uma vez por apoio internacional. Ele cobrou que os países do ocidente criem uma “zona de exclusão aérea” para fechar os ceús do país e garantir mais proteção.

“Se vocês não podem fechar nossos céus, então me deem aviões”, disse. Segundo Zelensky , todos os dias ele faz mais de 20 ligações para líderes internacionais pedindo ajuda para a Ucrânia e reforço no combate à Rússia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião