Rumo (RAIL3) fecha acordo bilionário para construir novo terminal no Porto de Santos

A Rumo (RAIL3) fechou um acordo com a DP World (Dubai Ports World) para construção de um novo terminal de grãos e fertilizantes no Porto de Santos, cujo investimento será da cifra de R$ 2,5 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Esse acordo da Rumo com a DP World ocorre após mais de três anos de estudos.

O projeto prevê que o novo terminal no Porto de Santos terá capacidade para movimentar 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano.

A expectativa é de que a operação comece em 2027.

Conforme o fato relevante, o acordo com a DP World prevê 30 anos de operação, por meio do qual a DP World ficará responsável pelas operações e serviços portuários e disponibilizará parte da sua área autorizada para o novo terminal da Rumo.

“O início de construção está condicionado ao cumprimento de condições precedentes usuais para esse tipo de operação, incluindo licenciamento e aprovações legais e regulatórias. Após o cumprimento de todas as condições precedentes, estima-se o período de 30 meses para construção”, diz o documento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-1.png

“A oferta de capacidade adicional desse novo Terminal reforça o protagonismo do Porto de Santos como o principal corredor logístico para a movimentação de commodities agrícolas. Esse investimento, combinado com o aumento de capacidade no sistema ferroviário e a Expansão da Rumo no Mato Grosso, oferecerá ao mercado uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para sustentar o crescimento do agronegócio brasileiro”, completa.

Cotação das ações da Rumo

Cotação RAIL3

Gráfico gerado em: 25/03/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno