Rodrigo Pacheco é eleito novo presidente do Senado

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito nesta segunda-feira (1) o novo presidente do Senado e do Congresso Nacional pelos próximos dois anos. O parlamentar recebeu 57 votos, contra 21 de Simone Tebet (MDB-MS).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A candidatura de Pacheco à presidência do Senado contava com o apoio do presidente da República Jair Bolsonaro, além de outras 10 siglas, entre as quais PT e PDT, partidos oposição.

O senador desbancou a candidata rival Simone Tebet, que perdeu força após uma reviravolta em seu partido que resultou na retirada do apoio à senadora. A emedebista foi a única que teve musculatura para chegar até a fase final de votação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Até a manhã segunda-feira, disputavam a cadeira Major Olimpio (PSL-SP), Lasier Martins (Pode-RS) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Os senadores retiram as candidaturas na tarde de hoje e anunciaram o apoio à Simone Tebet.

O que significa Rodrigo Pacheco à frente do Senado?

Há pouco menos de duas semanas, Rodrigo Pacheco, então candidato à presidência do Senado, sinalizou em entrevista ao Estadão/Broadcast que a privatização da Eletrobras (ELET3) e dos Correios não estavam entre seus planos.

Ao sistema de notícias, o senador pontuou que medidas como a reforma tributária e a desoneração da folha salarial eram muito “mais inteligente do que entregar o patrimônio nacional a qualquer preço”, em referência aos projetos de desestatização.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Dias após, Wilson Ferreira Junior deixou o comando da estatal elétrica por motivos de natureza pessoal e as ações da empresa iniciaram um forte movimento de queda.

O preço dos papéis voltavam a subir em ritmo mais lento, até esta segunda-feira, quando as ordinárias da Eletrobras fecharam 7,46% mais altas, enquanto as units se valorizaram 8,98%. A disparada segue o anúncio de dividendos, bem uma fala do presidente Jair Bolsonaro.

A jornalistas, o mandatário reforçou mais cedo seu apoio à Rodrigo Pacheco e declarou que as privatizações da Eletrobras e dos Correios eram pautas prioritárias para o Congresso.

Resta saber agora para que direção Rodrigo Pacheco conduzirá o Senado pelos próximos dois anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião