Rodrigo Maia e outros secretários em SP pedem demissão após Garcia apoiar Bolsonaro

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia pediu demissão de seu cargo na Secretaria de Ações do Governo de São Paulo após o governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), declarar apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

As economistas Zeina Latif e Laura Muller Machado acompanharam Maia no movimento.

Além de Bolsonaro, Garcia também apoia Tarcísio de Freitas (Republicanos) pelo governo do estado. É a primeira vez em trinta anos que o PSDB fica de fora do segundo turno das eleições paulistas.

Rodrigo Maia foi sucinto em sua mensagem, na qual agradeceu ao ex-governador João Doria, responsável por escalá-lo pelo cargo, e ao atual governador.

“Informo que na data de hoje deixo a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo. Agradeço aos governadores João Doria e Rodrigo Garcia pela oportunidade”, escreveu.

Felipe Salto, secretário da Fazenda, declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chamou Bolsonaro de “demônio-mor, desumano, que tira sarro de pessoas morrendo de falta de ar”. Ele deve continuar na gestão do estado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Garcia anuncia substituto de Maia

Garcia disse nesta quarta-feira, por meio de nota, que quer “garantir que o interesse público esteja acima de qualquer corrente político/partidária”.

“Portanto, o interesse dos paulistas não pode ser refém de qualquer tipo de proselitismo político”, afirmou o governador. “Um governo é feito por pessoas, ideias e crenças diferentes. Na prática, Rodrigo Garcia sempre pautou a sua vida pública por atuar ao lado de pessoas que nem sempre pensam como ele”.

O governador anunciou  que Célia Leão, que já foi vereadora e deputada estadual pelo PSDB, será a nova secretária de Desenvolvimento Social, no lugar de Laura Muller Machado.

Zeina Latif será substituída por Bruno Caetano na secretaria de Desenvolvimento Econômico. O novo secretário já trabalhou em gestões do PSDB na prefeitura e no governo do Estado.

O presidente do Desenvolve SP, banco de fomento do governo de São Paulo, Sergio Suchodolski, também entregou sua carta de demissão na manhã de hoje, conforme informações da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.

A secretaria de Projetos e Ações Estratégicas, até então comandada por Maia, será repassada a Tarcila Reis Jordão, até então subsecretária na pasta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião