Resumo da terça-feira em política e negócios: Bolsonaro no JN, renovação da Gol

Na noite de ontem, terça-feira, Jair Bolsonaro participou de uma entrevista de 27 minutos no Jornal Nacional, da Globo, em que os ânimos se acirraram com Renata Vasconcellos sobre o tema da remuneração equitativa entre os gêneros. Segundo a análise da XP Política, no entanto, ele conseguiu demonstrar segurança e falar de suas propostas.

Entre essas propostas, uma das declarações mais polêmicas foi a de que “o trabalhador terá de escolher entre mais direito e menos emprego ou menos direito e mais emprego”. Dizendo representar a “classe empregadora” em seus comentários, o candidato não esclareceu exatamente a quais direitos se refere, e colocou a responsabilidade sobre essa alteração de direitos sobre o Congresso.

Segundo a coluna Painel da Folha, as pesquisas sobre a entrevista indicam que os eleitores da base de Bolsonaro viram positivamente sua participação na Globo, principalmente no que diz respeito aos seus ataques ao que ele chama de “kit gay” e sua defesa à violência da polícia.

Ainda hoje, haverá entrevista no JN com Geraldo Alckmin, enquanto Marina Silva será entrevistada amanhã, quinta-feira.

No mundo corporativo, a já conturbada fusão entre a Suzano (SUZB3) e a Fibria (FIBR3) foi contestada por mais duas gestoras, a Truxt Investimentos e SPX Capital. Ambas as entidades vão entrar com recursos na CVM (Comissão de Valores Imobiliários) para questionar o merger, segundo a Valor PRO.

Enquanto isso, a Gafisa anunciou suas metas, divulgando que pretende lançar anualmente entre 1 e 1,2 bilhão no período de 2019 a 2021. Outra previsão foi uma margem bruta no triênio de 30 a 35%. A Gafisa ainda estima R$250 milhões em distratos para 2018 e R$150 milhões para 2019.

Na Gol, houve declaração de seu presidente executivo, Paulo Kakinoff, de que a frota da companhia será renovada com 135 novos aviões encomendados da Boeing até 2027, uma média de uma aeronave a cada 40 dias. Com 8 horas, o novo voo entre Brasília e a Flórida, nos EUA, deverá ser a maior distância percorrida por um Boeing 737, em 8h, ele afirma.

Fechando o dia, a Folha noticia que há uma disputa entre as famílias Batista e Widjaja para obter controle da Eldorado, enquanto hoje de manhã o Itaú e Paypal anunciaram uma parceria.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião