Resultados do 2T21 surpreendem positivamente; veja os destaques do Ibovespa

Terminada a temporada de resultados do 2t21, o saldo dos números reportados pelas empresas nas últimas semanas foi positivo. De acordo com o levantamento do Safra, 55% dos resultados vieram acima das expectativas do banco, enquanto 15% foram em linha com o esperado e apenas 30% das empresas decepcionaram.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O banco destaca que foi o trimestre em que a economia brasileira chegou mais perto da normalidade anterior à pandemia. Os resultados do 2T21 indicaram aumentos nas vendas, nos Ebitdas e nos lucros, porém, o banco alerta que ainda há desafios pelo caminho.

“Embora tenha sido um trimestre muito positivo, os números reportados não devem bastar para mudar a tendência de queda do mercado, imposta pelas incertezas políticas e fiscais”, diz relatório do Safra.

O relatório de balanços do segundo trimestre do Inter Research também aponta para as incertezas do segundo semestre do ano. “Fica a dúvida quanto às incertezas no cenário local, em meio à escalada de custos e impactos inflacionários, bem como os ruídos políticos e o risco fiscal”.

Para o banco Inter (BIDI11), nos resultados do 3T21 e 4T21 as companhias devem seguir mostrando evolução em suas receitas, mas ainda sofrendo com a pressão de custos na cadeia e alta dos juros.

Destaques dos resultados do 2T21 para o Safra

Até lá, os destaques ficam para os bons resultados do segundo trimestre de 2021. Das 84 empresas analisadas pelo Safra, 8% apresentaram prejuízo no período, número bem menor do que os 24% de um ano atrás.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Quando comparamos com as nossas expectativas, a receita das empresas de nosso universo de cobertura ficou 0,5% acima do que esperávamos, enquanto o Ebitda e o lucro líquido ficaram 9% e 31% acima”, informa o banco.

Para o Safra, a maior surpresa foi o setor de petróleo e gás, com destaque para a Petrobras (PETR4), que melhorou seu volume de vendas, além da captação de receita com o aumento nos preços de petróleo.

Outra surpresa foi o resultado do setor de transportes, de acordo com o Safra. Todas as empresas vieram com os relatórios do 2T21 mais fortes, sobretudo as locadoras de veículos, como a Localiza (RENT3) e Locamérica (LCAM3).

Por outro lado, teve a surpresa negativa que veio das empresas do setor de saúde. “As empresas integradas apresentaram fraca performance, dado o forte aumento de sinistralidade pelas internações por Covid-19, efeito que deve se dissipar nos próximos trimestres”, aponta o Safra.

Destaques do segundo trimestre para o banco Inter

Resultados do 2T21 por setores
Fonte: banco Inter

Para o banco Inter, grande parte dos setores apresentaram resultados do 2T21 fortes, com exceção dos setores de seguradoras e elétricas e saneamento.

Em relatório, o banco explica que os resultados das seguradoras no 2T21 mostraram um desempenho comercial positivo, assim como esperado. Entretanto, a sinistralidade por conta de maiores custos hospitalares em razão da 2ª onda de Covid-19 e da volta de procedimentos eletivos também pesou contra os resultados das companhias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Os exemplos são o BB Seguridade (BBSE3), que apresentou um balanço fraco com aumento da sinistralidade dos seguros de Vida, Prestamista e Habitacional. Na outra ponta está a Sulamérica (SULA11), com aumento do número de beneficiários no trimestre.

Já as elétricas e saneamento vivem dois cenários muito distintos na análise do banco Inter, o que afetou os resultados do 2T21.

“O consumo de energia tem respondido muito bem ao longo de 2021, demonstrando uma clara recuperação econômica. Por outro lado, o segmento de geração hídrica segue com cenário bem desafiador”, aponta em relatório.

Enquanto Sanepar (SAPR4) e Copasa (CSMG3) surpreenderam positivamente com o controle de custos e bons números operacionais, a Sabesp (SBSP3) desapontou com o aumento dos custos, que comprometeram os resultados do 2T21.

Resultados do 2T21 por setores
Fonte: banco Inter

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião