Restrições por covid devem pesar menos sobre economia, diz BCE

Integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Jens Weidmann, declarou nesta quinta-feira (5) que as medidas adotadas por países europeus para conter a segunda onda da pandemia do coronavírus (Covid-19) influenciarão na economia deste trimestre, entretanto, esse impacto agora deve ser “menos severo” do que no início da crise, já que as medidas para conter o problema são mais direcionadas e as empresas ganharam experiência em lidar com o contexto, explicou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Segundo o integrante do conselho do BCE, a retomada econômica na zona do euro diante da pandemia foi “significativamente mais forte do que o esperado”, porém, pode levar tempo para que o novo coronavírus seja contido “de uma maneira sustentável”, revelou.

“Do ponto de vista de hoje uma sucessão de lockdowns e novas ondas subsequentes não podem ser descartadas”, alertou Weidmann.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Também presidente do Banco Central da Alemanha (Bundesbank), Weidmann ressaltou a importância de se controlar a crise de saúde para mitigar os efeitos na economia. Além disso, destacou a importância dos gastos fiscais, a fim de apoiar o quadro.

O dirigente citou o aumento do gasto fiscal na zona do euro, com avanços também dos déficits e das dívidas dos países, recomendando que os formuladores de políticas tenham em vista os desafios de curto prazo, mas sem perder do radar aqueles de mais longo prazo, como o endividamento e seu peso sobre gerações futuras.

Política monetária dará mais apoio ante segunda onda da covid-19, diz BCE

Integrante do conselho do Banco Central Europeu, Isabel Schnabel, declarou na última quarta-feira (4) que a segunda onda de casos do coronavírus (Covid-19) prejudica a atividade econômica dos países da zona do euro, desta forma, “mais apoio da política monetária é necessário”, informou. A declaração foi feita durante evento virtual, a conferência “Europe and the Covid-19 Crisis – Looking back and looking forward”.

A integrante do conselho do BCE ressaltou ainda que será possível apoiar as condições financeiras e também a atividade econômica, “diante de uma deterioração da perspectiva de crescimento”.

Saiba Mais: Política monetária dará mais apoio ante segunda onda da covid-19, diz BCE

Segundo Schnabel, nas próximas semanas o conselho do Banco Central Europeu avaliará como poderá apoiar melhor a economia ao longo do próximo ano e para além disso, baseando-se na perspectiva para a inflação no médio prazo.

Além disso, a dirigente do BCE revelou que as condições têm mudado, entretanto, deve haver uma resposta proporcional aos riscos enfrentados, dando “apoio vital à economia” e para que a inflação caminhe rumo à meta do banco, informou.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião