Renda Brasil pode tirar dinheiro do “andar de cima”, segundo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta terça-feira (1), que o governo irá “tirar dinheiro dos mais ricos” para realizar o novo programa nacional de renda mínima, Renda Brasil. A pedido do presidente Jair Bolsonaro, o Renda Brasil está passando por uma série de estudos adicionais, de acordo com o ministro.

A proposta do Renda Brasil era unificar entre 26 e 27 programas sociais. “O presidente entendeu que estávamos tirando dinheiro do abono salarial, mas nós estávamos unificando tudo isso”, disse Guedes se referindo a unificação dos programas sociais. “Nós também vamos tirar dinheiro do andar de cima [mais ricos]”, acrescentou o ministro.

Guedes falou que o governo pretende acabar com a desigualdade social. “Vamos combater a desigualdade”, disse o ministro. “Vamos pegar dinheiro que está sobrando no andar de cima e canalizar no andar de baixo”, acrescentou.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além de citar o Renda Brasil como uma possível salvação para a desigualdade, Guedes afirmou que o governo está trabalhando com algumas medidas para facilitar o funcionamento das empresas. “Temos que ter ousadia de reduzir impostos para as empresas e aumentar sobre lucros e dividendos”, disse o ministro da Economia.

Para o líder da pasta econômica, o benefício será “mais robusto” caso o Congresso aprove a reforma tributária. “Como vamos alimentar isso?”, indagou o ministro se referindo aos recursos do Renda Brasil. “É um processo evolutivo, assim como aconteceu com Bolsa Escola, Bolsa Família. Se quiser fazer o Renda Brasil hoje, com o teto de gastos e sem reforma tributária, vai ser um programa menos robusto. Agora, se fizer a reforma tributária, por exemplo, [o programa] vai ser mais robusto”, afirmou Guedes.

O ministro da Economia também aproveitou para falar sobre o Bolsa Família, programa criado em 2004, pelo governo da época, com o intuito de ajudar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil. Segundo Guedes, o programa teve um padrão interessante, já que unificou vários programas e focalizou nos mais pobres. “Nós estamos conversando há mais de um ano com os maiores especialistas”, disse Guedes, sobre a criação do Renda Brasil. “Pegar o dinheiro do andar de cima é o princípio básico, tributar o andar de cima é o que tem de ser feito”, reiterou o ministro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião