Reino Unido deve ter eleições gerais em 12 de dezembro

O Parlamento do Reino Unido acatou, nesta terça-feira (29), uma proposta (semelhante à de Boris Johnson, rejeitada ontem) que autoriza eleições gerais no dia 12 de dezembro.

A proposta foi aprovada por 438 votos a favor e 20 votos contra na Câmara dos Comuns do Reino Unido. O projeto ainda precisa passar pela Câmara dos Lordes.

O líder trabalhista, Jeremy Corbyn, disse que está pronto para “lançar a campanha mais ambiciosa e radical por mudança real da história do nosso país”.

Proposta de Boris Johnson ao Reino Unido

Boris Johnson perdeu, na última segunda, sua terceira tentativa para uma eleição geral após a decisão do Partido Trabalhista de se abster e não conseguir alcançar a maioria de dois terços dos parlamentares. O resultado foi de 299 votos a favor e 70 contra.

Saiba mais: Boris Johnson perde terceira tentativa de eleição geral no Parlamento

A expectativa agora é de que Boris Johnson apoie um plano liberal-democrata de alteração da lei para que se garantam eleições antecipadas, embora os partidos ainda não terem chegado a um acordo.

Os opositores, Liberais Democratas, queriam uma data de 9 de dezembro, para facilitar o voto de estudantes, que ainda estarão estudando nas universidades. Já os Conservadores preferem a data de 12 de dezembro, devido à alguns estudantes já estarem de férias para o Natal.

Depois da votação, Johnson declarou que voltará à Câmara na terça, com um projeto de lei para as eleições de 12 de dezembro (que exigirão uma maioria simples), ao invés dos dois terços dos parlamentares necessários para a votação desta segunda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O primeiro-ministro do Reino Unido afirmou que: “Mais tarde nesta noite, o governo notificará a apresentação de um pequeno projeto de lei em 12 de dezembro, para que possamos finalmente concluir o Brexit . A casa não pode mais manter este país refém … Agora que não há acordo em aberto, temos um ótimo acordo. É hora de colocar isso para os eleitores. ”

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião