Corte na taxa Selic será positiva para o mercado de capitais, diz Moody’s

A agência de classificação de risco Moody’s afirmou que redução da taxa básica de juros (Selic) vai estimular o mercado de capitais. A análise foi divulgada nesta sexta-feira (02).

Segundo a Moody’s, a redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic permitirá que diversos setores não financeiros consigam financiamentos sem precisar da intermediação de um banco.

Após o corte pelo Banco Central na última quarta-feira, a taxa de juros do País passou para o menor nível desde o Plano Real. Para a agência, a redução pode ser positiva para diversos setores da economia.

“Setores sensíveis à taxa de juros, incluindo serviços públicos e empresas de desenvolvimento e de projetos em infraestrutura, devem se beneficiar da taxa Selic mais baixa, porque isso ajudará a facilitar o refinanciamento”, afirmou a Moody’s.

No entanto, a análise indica que o desenvolvimento desses setores depende também do crescimento econômico do País.

“A habilidade dessas companhias para se desalavancar vai depender do seu ritmo de crescimento, que é uma função do crescimento econômico do Brasil e da continuidade do suporte regulatório”, diz o relatório.

Além disso, a agência informou que a emissão de debêntures deve continuar em alta nos próximos meses. Conforme o relatório da Moodys, a taxa provavelmente diminuirá para 5,5% até o final de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Minicurso-FIIS.png

Redução da taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu na última quarta-feira (31) reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual. A taxa passou de 6,5% para 6%.

Saiba mais: Banco Central decide cortar taxa Selic de 6,5% para 6%

A redução da taxa Selic ocorreu após 16 meses inalterados. A diminuição de 0,5 ponto percentual surpreendeu os analistas, pois o corte esperado era de 0,25%. Com a decisão, a taxa básica de juros atingiu o menor nível desde 1986.

As principais causas que motivaram essa decisão do Copom estão:

  • a desaceleração econômica
  • a inflação abaixo da meta
  • o corte de juros nos Estados Unidos

O corte na taxa Selic afetará o rendimento das aplicações na poupança e nos investimentos em renda fixa.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião