Recuperação judicial da Livraria Cultura é homologada pela Justiça

O juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, homologou o plano de recuperação judicial da Livraria Cultura, na última terça-feira (17).

A Livraria Cultura entrou com pedido de recuperação judicial em 25 de outubro do último ano, com o objetivo de reestruturar uma dívida de mais de R$ 285 milhões.

De acordo com a decisão do juiz, “os pagamentos deverão ser efetuados diretamente aos credores, que deverão informar seus dados bancários diretamente às recuperadas, ficando vedado, desde já, quaisquer depósitos nos autos”.

Plano de recuperação judicial

Mesmo com 40 votos contra o plano, cerca de 90% dos credores foram a favor da recuperação judicial. A proposta aceita tem por objetivo diminuir em até 70% a dívida da empresa, com 12 anos para pagamento e até dois anos de carência.

Saiba mais: Livraria Cultura tem plano de recuperação judicial aceito por credores

Os credores foram divididos em grupos de acordo com o montante que devem receber. Para os maiores, o desconto no valor da dívida será menor.

Para os credores conhecidos como financeiros estratégicos 1, o desconto será de 30%, com carência de um ano e pagamento de cinco anos após a carência, sendo 20% do principal por ano e pagamentos trimestrais.

Além disso, os credores que seguiram fornecendo material para o grupo, mesmo com o anúncio da recuperação judicial, e suspenderam ações de cobrança e execuções, não terão nenhum desconto na dívida.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Sendo assim, o pagamento será feito em seis anos com uma carência de três anos, sendo 10% no quarto e quinto ano, 20% no sétimo e oitavo ano e 25% no nono ano.

Atualmente a Livraria Cultura possui 15 lojas físicas abertas.

Saiba mais – Vale a pena entrar no IPO do Uber?

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião