Raízen (RAIZ4): Vendas de etanol estão quase 40% abaixo do esperado, indica XP sobre a prévia

A prévia de resultados operacionais da Raízen (RAIZ4) para o terceiro trimestre de 2024 (3T24) decepcionou os analistas da XP Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o relatório da research publicado nesta terça-feira (16), o principal destaque da companhia foram as vendas de etanol, que ficaram 39% abaixo das estimativas da XP. Esse desnível, na percepção da casa, acontece em razão do adiamento das vendas para o período de entressafra, uma estratégia que é adotada pela RAIZ4 e demais pares de mercado.

Entretanto, os analistas questionam se esta tática é assertiva. “os preços do etanol não estão melhorando, apesar da vantagem competitiva em relação à gasolina, enquanto o etanol de milho continua a ganhar espaço”, afirma o relatório.

Além disso, com a diferença discrepante no volume de vendas, o EBITDA estimado também foi afetado em 14% para o 3T24.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Raízen: Produtividade está abaixo da média, mas cana-de-açúcar surpreende

No mercado, a companhia agrícola de Ricardo Mussa tem ouvido críticas sobre a produtividade abaixo da média.

Entretanto, os analistas da XP defendem que a empresa vem investindo em produtividade e se aproximando de seus pares, terminando a safra 23/24 com Toneladas de Cana por Hectare (TCH) em linha com a média de seus pares, permitindo a diluição de custos e a captura de preços mais altos de açúcar.

Além disso, a moagem da cana-de-açúcar superou em 20% as estimativas.

Segundo os analistas, existe chance de uma diluição de custos em razão do clima positivo e a uma temporada de moagem mais longa do que a planejada, permitindo um aumento na oferta do material. Apesar disso, as vendas e o volume de açúcar ainda ficaram abaixo das expectativas, em 6% e 8% respectivamente.

Os analistas acreditam que os acionistas da Raízen (RAIZ4) estão diante de melhores perspectivas de lucratividade, ainda que seja preciso ajustar o EBITDA em -2%, com os valores atuais. Apesar disso, os volumes de Mobilidade na América Latina e no Brasil ficaram em linha com a projeção da XP.

“Além disso, esperamos a recuperação da rentabilidade, que foi reforçada pela Raízen (RAIZ4) na prévia operacional, apesar do aumento da oferta de Diesel ao longo do trimestre”, assinaram os analistas Leonardo Alencar e Pedro Fonseca, do setor de Agro na XP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião