Ícone do site Suno Notícias

Radar: compra de ações da Eletrobras (ELET3) com FGTS, Braskem (BRKM5) atrai mais compradores, novo ETF da XP na B3 (B3SA3)

O conselheiro de administração da Eletrobras (ELET3), Ricardo Brandão Silva apresentou carta de renúncia ao cargo.

Eletrobras (Foto: Reprodução)

Com a privatização da Eletrobras (ELET3,) os trabalhadores poderão optar por comprar as ações da estatal durante o seu processo de capitalização com dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. Trabalhadores com carteira assinada que tenham dinheiro em conta no FGTS e queiram investir nas ações poderão acessar o aplicativo FGTS ou ir a uma agência da Caixa.

Segundo o regramento, poderá seu utilizado de R$ 200 a até 50% do valor total do FGTS para compra de ações da Eletrobras.

O governo ‘facilitaria’ a operação por meio de Fundos Mútuos de Privatização, que já são usados atualmente pelo governo na venda de ações de outras estatais.

Caso o trabalhador e investidor tenha interesse, a reserva das ações da Eletrobras deve ser intermediada por uma administradora escolhida no aplicativo da Caixa.

As regras foram definidas ainda em março, pela Caixa Econômica Federal. À época, a instituição financeira firmou uma normativa para utilização do dinheiro proveniente do fundo em privatizações autorizadas pelo PND (Programa Nacional de Desestatização).

Vale lembrar que essa normativa prevê um bloqueio das ações, e os trabalhadores só poderão vender as ações após doze meses da data da aplicação, segundo a Caixa. Nesse caso, o valor da venda dos papéis voltaria diretamente para o FGTS.

Ou seja, além da Eletrobras, o FGTS poderá ser utilizado como ‘aporte’ em eventuais ações dos Correios, por exemplo, caso o mesmo seja privatizado pelo Governo por forma de capitalização.

Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Economia, o potencial de compra de ações da Eletrobras com recursos do FGTS é de cerca de R$ 6 bilhões.

Além do Eleetrobras, confira outros destaques desta quinta-feira:

Mais uma empresa na fila: Grupo Ultra (UGPA3) se interessa pela compra da Braskem (BRKM5)

Magazine Luiza (MGLU3) promove caravana para recrutar vendedores digitais

Tesla (TSL34) deixa índice ESG e Musk diz que tema ‘é uma farsa’

B3 (B3SA3) começa a negociar novo ETF de tecnologia da XP Asset

Da Eletrobras a B3, essas foram as empresas que se destacaram hoje. Para ler todas as matérias clique aqui.

Sair da versão mobile