Produção industrial da China cresce 6,9% em outubro, acima do esperado

A produção industrial da China cresceu 6,9% em outubro, em comparação ao mesmo mês de 2019. A informação foi revelada pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS, na sigla em inglês) nesta madrugada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O resultado ficou acima do esperado pelos economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, que estimavam um avanço de 6,5%. Junto à produção industrial, a economia da China tem se recuperado dos efeitos do novo coronavírus (Covid-19) com fortes investimentos do governo e gastos dos consumidores.

O escritório chinês também informou que os investimentos em ativos fixos não rurais cresceram 1,8% no intervalo entre janeiro e outubro, acelerando 0,8% de crescimento no acumulado de nove meses. Os especialistas estimavam um avanço de 1,6% nos invetimentos em ativos fixos, que contemplam manufatura, imóveis e infraestrutura.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Vendas no varejo da China ficam abaixo do projetado

As vendas no varejo chinês, por sua vez, ficaram abaixo das estimativas. Enquanto os economistas consultados pelo jornal norte-americano projetavam um crescimento de 4,6%, o indicador avançou 4,3% em outubro na comparação anualizada, expandindo a alta de 3,3% de setembro.

A taxa de desemprego urbano da China recuou de 5,4% em setembro, para 5,3% em outubro. O NBS informou que o país atingiu sua meta anual de criação de empregos nos primeiros 10 meses de 2020, criando cerca de 10,09 milhões de vagas.

O Ministério do Comércio da China afirmou, nesta segunda-feira (16), que o investimento estrangeiro direto cresceu 18,4% em comparação a 2019, somando US$ 11,83 bilhões no mês passado, ampliando a série de ganhos anuais para sete meses.

Exportações sobem 11,4% em outubro

As exportações cresceram no ritmo mais acelerado em mais de um ano e meio em outubro, sinalizando que a recuperação econômica do país está fortalecendo sua participação no comércio mundial.

O avanço das exportações em outubro foi de 11,4% em relação ao mesmo mês de 2019, taxa de crescimento mais intensa desde março de 2019, de acordo com informações divulgadas na última semana.

No mês de outubro, a balança comercial chinesa ficou positiva em US$ 58,4 bilhões. Ao mesmo tempo, as importações da China cresceram 4,7% em outubro, segundo mês consecutivo de alta. Mesmo assim, as importações ficaram abaixo do esperado. Especialistas consultados pela Reuters previam uma alta de 9,5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião