PIB da China acelera no terceiro trimestre, com alta de 4,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) na noite do último domingo (18).

Embora o resultado tenha ficado levemente abaixo das expectativas dos analistas de Wall Street, o PIB registrado no período entre julho e setembro volta a colocar a China nos eixos do crescimento projetado no início do ano — antes dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) –, de um avanço anual entre 5,5% e 6%.

O resultado do terceiro trimestre vem em seguida ao avanço de 3,2% do segundo trimestre e depois de um tombo histórico de 6,8% nos primeiros três meses de 2020. As medidas de contenção da pandemia afetaram fortemente a atividade econômica chinesa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Vale ressaltar que Pequim interrompeu uma tradição neste ano e não estabeleceu nenhuma meta de crescimento da economia, em razão da pandemia. Em contraponto, as autoridades governamentais firmaram como objetivo estabilizar o mercado de trabalho e conter a propagação do coronavírus.

Indicadores econômicos além do PIB

O governo chinês também divulgou outros indicador econômicos no último domingo. A produção industrial cresceu 6,9% em setembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação a agosto, o indicador cresceu 5,6%, disse o NBS.

As vendas no varejo no mês passado avançaram 3,3%, acelerando o leve crescimento de 0,5% de agosto. Os economistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal” estimavam um crescimento menor, de 1,7%. Além disso, a taxa de desemprego urbano caiu para 5,4% em setembro, frente 5,6% em agosto.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), em sua última atualização, projeta um crescimento de 1,9% para a China neste ano, fazendo com que a potência asiática seja a única grande economia global com previsão de crescimento em 2020. O PIB dos Estados Unidos, por sua vez, deve encolher 4,3%, enquanto a economia da zona do euro pode tombar 8,3%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião