Procon-SP determina que Apple forneça carregador em compras do iPhone 12

O Procon-SP notificou a Apple (NASDAQ: AAPL; B3: AAPL34) nesta quarta-feira (2) por não fornecer carregadores na compra do iPhone 12, vendendo-os separadamente, sob o argumento de desejar “diminuir a emissão de carbono”. Diante disso, a marca deverá oferecer o produto aos consumidores que solicitarem.

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Segundo o órgão regulatório, os consumidores que não forem atendidos pela Apple devem entrar em contato com o Procon. A medida vale para o estado de São Paulo.

Ao fazer o anúncio, a empresa informou que a venda separada do carregador impacta na redução de emissão de carbono e na quantidade de lixo eletrônico, partindo do princípio que os usuários do iPhone são fiéis à marca e, normalmente, têm mais de um carregador.

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De acordo com o Procon, a empresa não apresentou argumentos válidos de como o meio ambiente pode se beneficiado. Caso sejam constatadas infrações à lei, a Apple poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Um carregador original da marca no Brasil custa aproximadamente R$ 149.

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Apple vai pagar US$ 113 mi por acusações de defeito na bateria do iPhone

Apple concordou em pagar US$ 113 milhões a 34 estados para encerrar uma investigação por não ter sido transparente sobre os problemas de bateria do iPhone, que levaram ao desligamento inesperado de dispositivos. A informação foi divulgada no dia 18 de novembro deste ano.

Segundo as acusações, ao invés de revelar aos consumidores o problema ou substituir as baterias, a Apple lançou uma atualização de software em dezembro de 2016 que afetou o desempenho de modelos de iPhone mais antigos.

“As grandes empresas de tecnologia devem parar de manipular os consumidores e contar-lhes toda a verdade sobre suas práticas e produtos”, declarou o procurador-geral do Arizona, Mark Brnovich, que ajudou a conduzir a investigação.

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Rafaela La Regina

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