Reforma da Previdência será votada na próxima semana, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a votação da reforma da Previdência no plenário deve ocorrer na próxima terça-feira (09). A declaração durante uma reunião com parlamentares e integrantes do governo na residência oficial do deputado.

Para que a reforma da Previdência seja aprovada no plenário, são necessários 308 votos a favor. No entanto, Maia se mostrou otimista em uma vitória com quórum elevado.

“Nós temos que ter a tese de que o importante é ganhar. Então, nós vamos ganhar, com uma boa margem para uma matéria que, até um ano atrás, era muito difícil você chegar neste momento com uma perspectiva de vitória”, declarou o deputado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O encontro na residência oficial contou com a participação dos deputados Arthur Lira (PP-AL) e Elmar Nascimento (DEM-BA). Além disso, o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos e o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho também estiveram presentes.

Maia se mostrou confiante com a aprovação da reforma no primeiro turno de votação no plenário da Câmara. “Acho que o resultado do primeiro turno vai ser um resultado, do meu ponto de vista, que vai surpreender a todos”, afirmou o deputado federal.

Ao falar sobre o segundo turno da PEC, o presidente da Câmara espera que ocorra antes do recesso parlamentar que começa no dia 18 de julho. Contudo, não deu informações concretas sobre o assunto.

Ainda durante a reunião, Rodrigo Maia foi questionado possíveis alterações no texto do relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para oferecer regras diferentes aos policias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Conforme dito por Maia, regras mais brandas para a categoria dos policiais significam o benefício de um grupo em detrimento de outro.

Aprovação da Previdência na Câmara

Na última quinta-feira (04), a Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a reforma da Previdência por 36 votos a favor e 13 contra. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi apresentada no relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Saiba mais: Comissão especial da Câmara aprova reforma da Previdência

O relatório da reforma da Previdência mantém parte das proposta do texto original. Entre eles, a idade mínima de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres. Contudo, foram incluídas várias mudanças em relação a proposta original encaminhada pelo governo.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião