Presidente da Petrobras (PETR4) fala sobre preços na Câmara; ADR recua 1,5% em NY

O presidente da Petrobras (PETR4), o General Joaquim Silva e Luna, comparece à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14) para discutir os preços da estatal, a situação da operação das termelétricas e outros assuntos relacionados à empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A presença do presidente da petroleira se dá um dia após o presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), criticar a situação atual nas suas redes sociais e ocasionar queda das ADRs (American Depositary Receipt, na sigla em inglês) da Petrobras no exterior.

“Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. O que a Petrobras tem a ver com isso? Amanhã, a partir das 9h, o plenário vira Comissão Geral para questionar o peso dos preços da empresa no bolso de todos nós. A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas”, disse Lira, em seu Twitter.

Por volta das 19h30, após a publicação, as ações da Petrobras caíam 2,72% no exterior, e às 22h, As ações reduziram as perdas para 1,16%. Atualmente, no premarket americano, os papéis caem 1,55% na NYSE.

Em um primeiro momento, Silva e Luna estava destinado a ser ouvido pela comissão de Minas Energia – mas o evento foi transferido ao plenário para que todos os deputados participassem.

O requerimento para a realização do debate foi apresentado pelo deputado Danilo Forte (PSDB-CE) e assinado por líderes e deputados de diversos partidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A crise desencadeada pela escassez de chuvas nas regiões onde estão localizados os reservatórios de hidrelétricas no começo do ano se agrava mais ainda com os atrasos em investimentos de geração e de transmissão”, afirma o parlamentar tucano.

Segundo divulgado pelos meios oficiais da Câmara dos Deputados, ao evento deve ocorrer com o seguinte cronograma:

  • Abertura pelo presidente Arthur Lira
  • Palavra ao presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, por dez minutos
  • Palavra ao presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Edio Lopes (PL-RR), por dez minutos
  • Palavra ao deputado Danilo Forte por dez minutos
  • Deputados inscritos pelas lideranças, por cinco minutos cada um
  • O presidente da Petrobras terá dez minutos de resposta a cada dez oradores
  • Os líderes poderão falar por cinco minutos cada
  • O líder partidário poderá autorizar que representante do partido agregue o tempo de líder (cinco minutos) ao tempo destinado à cada bancada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Cotação de Petrobras

A cotação das ações da Petrobras ficou em R$ 26,23 no fechamento do pregão de segunda (13), antes da publicação de Lira. No dia, o Ibovespa fechou em alta de 1,8% e os papéis da estatal tiveram uma valorização de 3,39% no intradia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião