Petrobras (PETR4) e Gerdau (GGBR3) assinam contrato para fornecimento de gás no mercado livre

A Gerdau (GGBR3) e a Petrobras (PETR4) informaram nesta segunda-feira (13) que fecharam um contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre para a unidade da siderúrgica em Ouro Branco, em Minas Gerais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Esta é a primeira migração contratual de um cliente da estatal do mercado cativo para o ambiente da livre comercialização, segundo a Petrobras.

Segundo a estatal petrolífera, o contrato é um marco no processo de abertura do mercado de gás natural do Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O contrato entre as duas empresas faz parte da carteira de novos produtos lançados este ano pela Petrobras, diversificando as condições comerciais e possibilitando uma melhor gestão do portfólio de compra de gás natural.

Conforme a Petrobras, o contrato com a Gerdau representa a indexação de um mix de produtos com vigência até 2025.

A estatal destacou ainda, que o contrato oferece segurança de fornecimento para a Gerdau. O início da entrega do insumo será em 1o de janeiro de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Essa parceria com a Petrobras coroa a estratégia da Gerdau de buscar o desenvolvimento e suprimento do mercado de gás no Brasil. Dessa forma, entendemos que com o mercado desenvolvido, mais players seguirão na mesma direção e novas oportunidades surgirão”, afirmou em nota o gerente geral de Suprimentos da Gerdau, Vinicius Moura.

Veja também:

Petrobras aprova novos contratos para venda de gasolina e diesel

A Petrobras vai alterar os modelos de contrato com distribuidoras de combustíveis. Em fato relevante desta última sexta-feira (10), a estatal informa que aprovou novos modelos contratuais para venda de gasolina A e de óleo diesel rodoviário e marítimo, sem detalhar quais são as mudanças.

O documento diz que o objetivo é “simplificar alguns processos, aumentar a competitividade e trazer flexibilidade para a Petrobras na adoção de novas estratégias comerciais.”

No novo modelo de contrato da Petrobras será possível ajustar condições comerciais de acordo com o mercado, “representando um passo importante para o posicionamento da empresa no novo ambiente competitivo.”

Diante do cenário atual do mercado, segundo a estatal, caracterizado pela entrada de produto importado por terceiros e pelo processo de desinvestimento de ativos de refino, “torna-se necessário promover aperfeiçoamentos em algumas cláusulas comerciais e operacionais”.

A Petrobras ressalta que não há mudanças nas práticas de precificação, que seguem alinhadas com os mercados internacionais.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião