BC: Campos Neto diz que economia do País vai resistir à nova variante do coronavírus

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o mercado brasileiro deve resistir melhor ao impacto da nova variante do coronavírus na economia, comparando ao estado critico da Europa. A declaração foi feita em evento promovido pelo Secovi-SP nesta sexta (26), com empresas do mercado imobiliário, no mesmo dia em que a notícia da cepa do vírus da Covid-19 derrubou o Ibovespa para a mínima do ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Começamos a ter piora da covid na Europa e hoje os mercados estão sentido isso bastante. Mas localmente, o Brasil está indo bem contra covid porque tem baixa rejeição à vacina“, afirmou o banqueiro central, reforçando que o Brasil passou vários países desenvolvidos em número de vacinados. “Obviamente temos preocupação sobre o que pode acontecer na Europa em relação à covid.”

Campos Neto disse ainda que, quando se observa a parte de desaceleração mundial, se vê que a atividade na China caiu durante a pandemia, mas que já retomou o crescimento e agora cresce de maneira moderada.

Já o resto do mundo, afirmou, deve crescer perto de zero, com exceção de Estados Unidos e Inglaterra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O presidente do Banco Central disse ainda que os últimos números de atividade nos EUA e zona do euro vieram melhores. Todavia, de acordo com ele, a situação de estagflação é um processo global, que tem subido no mundo inteiro.

O banqueiro central admitiu que em 2022, voltará o questionamento sobre qual será o crescimento estrutural do Brasil porque o País tem sofrido revisões baixistas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Campos Neto voltou a citar a China, alegando ser importante acompanhar o que está acontecendo no país, onde se verifica desaceleração forte do setor imobiliário.

“Mas a questão imobiliária da China não contaminou mercado no mundo”, relativizou o banqueiro central.

Ele repetiu ainda que a tese de disrupção de oferta para explicar inflação de bens se mostra falha e que os governos têm falado mais de alta da demanda de bens como causadora da inflação pelo mundo.

Nesse sentido, de acordo com ele, a inflação é claramente mais relevante nos países de economias emergentes. “O Brasil, onde há o tema da moeda e da energia, é destaque na inflação”, disse.

O que se sabe sobre a nova variante do coronavírus

A nova variante da Covid-19 preocupa os especialistas e provoca apreensão e quedas nas bolsas de valores mundiais. O que os cientistas sabem até agora: a variante possui uma série de mutações que a torna mais transmissível, justamente em contexto de recorde de casos diários na Europa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Por esse motivo, já nesta sexta (26) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica recomendando que o governo brasileiro adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de seis países africanos, onde a variante teria surgido.

Em uma entrevista coletiva a jornalistas, o diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação na África do Sul, Tulio de Oliveira, disse que foram localizadas 50 mutações no total na nova variante do coronavírus, sendo mais de 30 na proteína spike, a responsável pela entrada do vírus nas células e alvo da maioria das vacinas contra a covid-19.

(Com informações da Agência Estado)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião