Presidente da Avianca Holdings nega que companhia esteja ‘quebrada’

Roberto Kriete, presidente do conselho de administração da Avianca Holdings, em nota ao mercado, negou que a empresa aérea em processo de falência.

Na última segunda-feira (26), um vídeo dilvulgado nas redes sociais mostrou Kriete em uma apresentação a colaboradores em que falava que a Avianca estava “quebrada”.

No vídeo, Kriete  diz: “Senhores, a Avianca está quebrada, não está pagando seus credores, não está pagando as empresas de arrendamento de aviões, não está pagando os bancos, estamos em um processo de renegociar tudo isso e reestruturar todas as dívidas para ganhar tempo”.

O executivo também afirmou que vai tomar todas as medidas necessárias para que a companhia volte e ser rentável.

Situação da Avianca Holdings

Em comunicado divulgado pela multinacional, Kriete afirmou que o vídeo foi gravado de maneira ilegal e circulou na mídia de forma descontextualizada.

“Na reunião interna de trabalho usei de maneira coloquial o termo ‘quebrada’, para me referir de maneira equivocada à situação da companhia. De nenhuma maneira pretendia, naquela reunião informal de trabalho, dizer que a Avianca Holdings estivesse em um processo de falência ou insolvência”, afirmou na nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O vazamento do vídeo fez com que as ações da companhia apresentassem uma queda de 3,93% na última terça-feira (27) na Bolsa de Valores de Nova York.

A empresa aérea latino-americana declarou que mais da metade dos credores detentores de títulos de dívida da companhia no exterior aceitaram a nova oferta de ampliação do vencimento de 2020 para 2023, com garantias.

Confira: Justiça exige que Multiplus restabeleça acesso a pontos por cliente

Além disso, os credores também aceitaram a troca da dívida desde que a United Airlines e Kingsland Holdings confirmem um aporte na empresa de pelo menos US$ 250 milhões.

A Avianca Holdings possui como maior acionsita a BRW Aviation, braço de investimentos da Synergy Group, dos irmãos Germán e José Efromovich. Atualmente, José Efromovich processa a United Airlines e a Kingsland Holdings para retomar o direito de voto na empresa.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião