Prefeitura de São Paulo barra Grow em reunião sobre patinetes

A Prefeitura de São Paulo decidiu impedir que a a Grow participasse de uma reunião nesta sexta-feira (31). A maior operadora de patinetes da capital paulista, dona das marcas Grin e Yellow, não foi admitida na reunião durante a qual foram discutidas as regras do uso desses equipamentos.

Segundo a Prefeitura a empresa não pôde participar do encontro por estar processando o órgão público. A Grow iniciou um processo judicial após a Prefeitura divulgar as modalidades para poder usar patinetes. Segundo a empresa afirma as novas regras são em conflito com regulação federal do tema.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Uma resolução de 2013, único testo federal que regulamenta a questão, estipula que usuários de patinetes podem trafegar em áreas destinadas a pedestres, como calçadas e calçadões. Entretanto, a velocidade de seus equipamentos deve ser limitada a 6 km/h. Nas ciclovias e ciclofaixas seu uso é permitido com velocidade limitada a 20 km/h.

Saiba mais: Prefeitura de SP apreende 557 patinetes em 1º dia de fiscalização 

As novas regras vigentes em São Paulo proíbem o uso das patinetes sobre as calçadas. Os patinetes poderão ser utilizados somente em ciclovias e ciclorrotas e com uma velocidade máxima de 40 km/h.

Mesmo impedindo para a Grow de participar ao evento, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas salientou que a empresa mantêm o direito de se cadastrar na Prefeitura e regularizar assim seu serviço. “Não queremos chegar à situação de proibir as patinetes na cidade”, afirmou Covas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Duas empresas que participaram da reunião se cadastraram para regularizar seus serviços. A Scoo, que tem uma frota de 300 patinetes, e a Flipon, que tem 250 patinetes.

Uso de capacetes e multas

Na reunião participaram oito empresas, que discutiram com o prefeito sobre o uso de capacetes e a aplicação de multas aplicadas para as empresas.

Saiba mais: Yellow e Tembici lançam bicicletas elétricas em São Paulo neste mês

Segundo Covas, as multas serão aplicadas pela Companhia de Engenharia de Trânsito (CET). As empresas poderão eventualmente repassar os valores aos usuários de patinetes. Elas também deverão identificar os usuários a partir das infrações constatadas pela própria CET. As regras definitivas deverão ser publicadas em até 30 dias.

Recolhimento de patinetes

Na última quarta-feira (29) a Prefeitura começou a recolher 557 patinetes das ruas da cidade. A Grow denunciou que parte desses equipamentos foi danificada.

Saiba mais: Yellow e Grin anunciam fusão

A prefeitura rebateu que a empresa não se cadastrou até a terça-feira (28) como operadora de transporte, e por isso sua situação é irregular.

Batalha judicial sobre os capacetes

Nessa sexta-feira (31) o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a obrigatoriedade do uso de capacetes pelos usuários de patinetes elétricas. A decisão contrasta as regras impostas pela Prefeitura de São Paulo, e divulgadas no dia 13 de maio. O prefeito Covas disse que vai acatar a decisão judicial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/10/1-Banner-Materia-SN-1000x325-1.png

A decisão de segunda instância, todavia, continua proibindo a circulação de patinetes em calçadas. Além disso, os juízes salientaram que os usuários devem ser advertidos dos riscos da atividade sem o equipamento de proteção.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião