Yellow e Grin anunciam fusão

As empresas de bicicletas e patinetes Yellow e Grin anunciam nesta quarta-feira (30) que estão realizando uma fusão.

A Yellow é uma startup brasileira que atua no segmento da bicicletas sem estações e patinetes elétricos. Ela alcançou a liderança no setor. Por sua vez, a Grin é uma empresa mexicana líder no segmento patinetes elétricos da América Latina. As duas contam, juntas, com mais de 135 mil patinetes e bicicletas distribuídas em sete diferentes países. Nos últimos seis meses, as duas empresas geraram 2,7 milhões de viagens, podendo contar com 1,1 mil funcionários.

“A Grow manterá e ampliará a operação de bicicletas sem estações e patinetes da Grin e da Yellow no Brasil, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile e Argentina, além de expandir para novos países no continente”, informaram as duas empresas em um comunicado.

Saiba mais: Yellow, empresa de compartilhamento de bicicletas, recebe investimento de US$63mi 

Dessa operação de fusão das duas empresas deverá nasce a Grow Mobility Inc, nome criado juntando Yellow e Grin. Em inglês, Grow quer dizer “crescimento”. Além disso, a parceria com a Rappi, startup de entrega sob demanda que atua em vários países da região, continuará e será expandida.

O presidente-executivo da Grow será o mexicano Sergio Romo, que foi sócio cofundador da Grin. Por sua vez, o brasileiro Ariel Lambrecht, cofundador da Yellow, será o diretor de produtos da nova companhia. Lambrecht foi fundador também de outra startup de mobilidade que fez sucesso no Brasil: a 99.

Como diretor global de produtos, Lambrecht será responsável pelas principais funções de produto e engenharia. O executivo comandará as operações brasileiras ao lado de Marcelo Loureiro, ex chefe da Grin no Brasil. Ele era chefe da Ride, startup que se juntou a Grin em outubro do ano passado. Por sua vez, o co-fundador da Yellow, Eduardo Musa, deixará a administração da empresa de bicicletas. Musa foi ex-presidente da fabricante de bicicletas Caloi.

“Ambos os times são apaixonados por melhorar vidas em nossas áreas urbanas”, explicou Lambrecht no comunicado, “Juntos, temos o talento, os recursos e a experiência local para promover soluções inteligentes de infraestrutura diária para usuários em toda a América Latina e promover o ecossistema de tecnologia da região de forma mais ampla”.

“Estamos empolgados em unir duas empresas latino-americanas de tecnologia, que compartilham a mesma visão de transformar não apenas o transporte, mas também melhorar os serviços de infraestrutura e impulsionar a atividade econômica em toda a nossa região”, informou Jonathan Lewy. Lewy é o cofundador da Grin e preside o conselho da Grow Mobility Inc.

Mercado movimentado

O mercado de mobilidade urbana no Brasil aparece particularmente movimentado. Entre as empresas que estão entrando nessa disputa está a Uber, que anunciou que em 2019 atuará no Brasil com as bicicletas elétricas da Jump. Além disso, a norte-americana Lime está de olho no mercado brasileiro, assim como a brasileira Tembici. Essa última trabalha com bicicletas compartilhadas, como as do Itaú. Recentemente, a empresa entrou no mercado de patinetes no Rio de Janeiro em parceria com a Petrobras.

Por sua vez, a Yellow começou o serviço de bicicletas compartilhadas sem estações no Brasil no ano passado. Em poucos meses, a empresa expandiu suas operações adquirindo patinetes elétricos. Em setembro, a Yellow captou do mercado US$ 63 milhões para expandir suas operações.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião