Após fala de Powell, S&P 500 fecha em queda de 1,34%

O S&P 500 anotou nesta quinta-feira (4) a terceira queda consecutiva com o mercado atento ao pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell. O índice caiu 1,34%, a 3.768,47 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-1-4.png

Além do S&P 500, outros índices norte-americanos foram influenciados pelo anúncio. O Dow Jones Industrial registrou queda de 1,11%, a 30.924,14 pontos, enquanto o Nasdaq caiu 2,11%, a 12.723,47 pontos.

De acordo com Pedro Lang, Head de Renda Variável da Valor Investimentos, “a bolsa virou lá fora após a fala de Powell. O mercado ficou mais receoso, principalmente em relação à preocupação com a recuperação econômica dos EUA”.

Powell afirmou nesta quinta-feira que deverá haver pressão de preços nos Estados Unidos quando a economia reabrir, mas que qualquer alta de inflação no curto prazo será transitória.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Estamos bem cientes da História da inflação alta demais, não permitiremos que isso ocorra”, declarou o dirigente durante um evento virtual organizado pelo Wall Street Journal

Como já havia dito em discursos anteriores, o mandatário afirmou que o aumento dos preços que resultará do avanço da vacinação contra a covid-19 provavelmente será “um movimento só”. “Os EUA têm tido inflação baixa por décadas”, frisou, ao comentar que as pressões desinflacionárias não desaparecerão tão rápido.

Além disso, Powell reforçou que a postura atual de política monetária da instituição é “apropriada”, afirmando que não haverá alta de juros até que as condições macroeconômicas estejam “satisfeitas”, ou seja, até que o Fed esteja no caminho para cumprir suas metas de inflação e emprego.

Mercados globais

Além dos EUA, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior:

Última cotação S&P 500

Na última quarta-feira (4), o S&P 500 encerrou o pregão em uma queda de 1,31%, a 3.819,72 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Materias-3.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião