PIB tomba 6,1% no trimestre encerrado em abril, segundo dados da FGV

O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou uma queda de 6,1% no trimestre encerrado em abril deste ano, em relação ao trimestre finalizado em janeiro. As informações são do “Monitor do PIB”, e foram divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (22).

De acordo com os dados divulgados pela FGV, entre fevereiro e abril apenas a agropecuária registrou alta, de 1,9%. A indústria e os serviços tiveram quedas. A indústria tombou 9,1%, com destaque para a indústria da transformação, que apresentou uma baixa de 12,5%.

Os serviços apresentaram um recuo de 10,7%. Nos setores como alimentação fora de casa, alojamento e serviços domésticos, entre outros, que englobam o setor denominado “outros serviços” tiveram uma diminuição de 22,1% ante o trimestre encerrado em janeiro.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com Claudio Considera, coordenador da pesquisa, esses setores foram os que mais sofreram com a pandemia de covid-19. Na comparação com o mesmo trimestre de 2019, a queda neste setor foi de 4,9%.

Levando em conta somente o mês de abril, a queda foi ainda maior, de 9,3% na comparação com março e de 13,5% ante abril de 2019.

“O dado de abril mostra que, a retração recorde da economia, não apenas no PIB, porém disseminada em diversas atividades e componentes da demanda, é a pior da história recente. A indústria e o setor de serviços, que respondem por aproximadamente 95% do valor adicionado total da economia, também tiveram os maiores recuos de sua série histórica iniciada em 2000, assim como o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo”, afirma Considera.

Boletim Focus diminui previsão de queda do PIB deste ano

Os responsáveis pela elaboração do Boletim Focus diminuíram levemente suas previsões para a queda do PIB deste ano. A estimativa foi divulgada na manhã desta segunda-feira (22) e é de uma diminuição de 6,50%, ante 6,51% na última semana.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião