PIB dos EUA cresce 3,2% no 4º trimestre de 2023, após revisão para baixo

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,2% no quarto trimestre de 2023, segundo revisão divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo Departamento de Comércio do país. O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de alta de 3,3% em ambos os casos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A leitura mostra significativa desaceleração da economia americana em relação ao terceiro trimestre de 2023, quando o PIB dos EUA teve expansão anualizada de 4,9%.

Em todo o ano de 2023, o PIB americano mostrou crescimento de 2,5%, como já havia sido estimado há cerca de um mês, após o acréscimo de 1,9% de 2022.

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 1,8% no quarto trimestre, perdendo força depois de avançar 2,6% no terceiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, aumentou 2,1% entre outubro e dezembro, depois de avançar 2% no trimestre anterior.

No primeiro cálculo, os ganhos anuais do PCE e de seu núcleo no quarto trimestre haviam sido estimados em 1,7% e 2%, respectivamente. O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.

“Percebemos que o número ainda se mostra robusto, refletindo a resiliência da economia americana, o que pode pesar sobre a decisão de juros do Fed. Observamos o nível de poupança das famílias sendo revisado para baixo em 0,1 p.p., atingindo 3,9%. Isso levanta dúvidas acerca da continuidade do impulso dos gastos dos consumidores à frente. Caso vejamos uma inflação mais fraca sendo divulgada amanhã (29), o cenário de soft landing pode ganhar força”, comenta a Toro Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

PIB dos EUA pesa no Ibovespa

Ibovespa abriu a sessão desta quarta-feira (28) em queda, e vai mantendo o viés negativo ao longo da sessão. Por volta de 12h15, o índice recuava 0,65% a 130.839 pontos.

Um dia antes da divulgação do indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), o PCE de janeiro, o mercado avalia a desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) americano.

PIB dos EUA cresceu ao ritmo anualizado de 3,2% no quarto trimestre de 2023, na segunda revisão. O resultado ficou abaixo da estimativa inicial e da previsão de analistas, de alta de 3,3% em ambos os casos. Com isso, a aversão ao risco nos Estados Unidos contagia o principal índice de ações brasileiro.

*Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião