PIB dos Estados Unidos supera expectativas e cresce 2,9% em 2018

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,6% no quarto trimestre de 2018. Um resultado acima das previsões, que indicavam uma expansão de 2,2% no período.

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Departamento do Comércio dos EUA, no ano o crescimento da maior economia do mundo foi de 2,9%. A maior alta do PIB dos Estados Unidos desde 2015. Entretanto, o crescimento ficou levemente abaixo das expectativas do governo, que projetava uma expansão do PIB de 3%.

Saiba mais: Fed vai parar de reduzir carteira de bônus em 2019, diz presidente 

Na análise setorial, no quarto trimestre o consumo das famílias aumentou 2,8%. Entretanto, os investimentos em novas construções caíram 3,5%. O déficit comercial aumentou, já que foi registrado um crescimento de 2,7% nas importações e uma alta de 1,6% nas exportações.

O aumento do PIB norte-americano ocorre em um momento de incertezas sobre o ritmo da expansão da economia global. Além disso, ocorre no meio do aumento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Por isso, a exportação de produtos norte-americanos foi impactada negativamente, já que vários países aplicaram tarifas alfandegárias como retaliação.

Em dólares correntes, o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos cresceu US$ 1,02 trilhão no ano passado, alcançando US$ 20,50 trilhões.

Saiba mais: Trump adia alta de tarifas sobre a China e dá respiro à guerra comercial 

Entretanto, os dados divulgados nesta quinta-feira são baseados em informações incompletas ou sujeitas a revisão. Isso por causa do bloqueio parcial do governo norte-americano no início deste ano. O chamado “shutdown” prejudicou a coleta de dados. Também por isso, a divulgação da primeira previsão do PIB, marcada originalmente para o dia 30 de janeiro, foi adiada por conta do mesmo problema.

Saiba mais: PIB dos EUA tem alta de 3,5% no terceiro trimestre 2018 

No terceiro trimestre de 2018 o Produto Interno Bruto dos EUA tinha crescido de 3,5%.  Um aumento impulsionado principalmente pela alta nos gastos do consumidor, que cresceram 4% na taxa anual, impulsionadas pela baixa nos índices de desemprego.

A previsão de crescimento do PIB dos Estados Unidos para 2020 é de 2%.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião