Economia da China cresce 2,3% em 2020 e supera expectativas

O escritório nacional de estatísticas da China divulgou na noite deste domingo (17) que a economia do país cresceu 2,3% em 2020, mais do que os 2,20% esperados pelos analistas escutados pela Bloomberg e do que os 1,90% esperados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O país foi a única grande economia mundial a crescer em 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Apesar de crescer, esse foi o avanço mais lento do país asiático desde 1976, ano em que o produto interno bruto do país (PIB) caiu 1,6% por conta de tumultos econômicos e sociais. Entretanto, os da da China não deixa de surpreender em um ano em que as principais economias enfrentaram recessões.

Além disso, o crescimento do país parece estar acelerando. Na comparação de 12 meses, o PIB avançou 6,5% no quarto trimestre, ante 4,9% no terceiro e 3,2% no terceiro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Economia da china despencou 7% no primeiro trimestre de 2020

Durante o primeiro trimestre de 2020, período mais tenso da pandemia no país, a China registrou seu PIB tendo uma queda de 6,8%, tão grande como a maioria dos outros países em que houve lockdowns para conter o avanço do coronavírus.

O governo da China, desde então, vem incentivando o crescimento através de grandes projetos de infraestrutura e dando auxílios aos cidadãos como forma de estimular o consumo.

O avanço da economia chinesa ainda impulsiona outros mercados. Quando se fala do plano de investimentos em infraestrutura, a China levanta, junto consigo, economias como a do Brasil, da Austrália e do Japão, grandes exportadores de commodities ao país asiático.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Os investimentos em infraestrutura auxiliaram no bom desempenho da produção industrial, que também foi divulgada no fim da noite deste domingo, com um forte avanço de 7,3% na base anual em dezembro, ante 6,9% esperados. Para o ano todo, a produção industrial avançou 2,8%. Em 2019, o número havia sido de 5,7%.

O investimento em ativos fixos na China cresceu 2,9% em 2020, com 0,8 pontos percentuais de alta apenas no último mês, já que a taxa era de 2,6% nos 11 primeiros meses.

O consumo doméstico no país, entretanto, ficou para trás por conta das restrições e frustrou, ficando em 4,6% em dezembro, mais lento do que os 5% registrados em novembro. No ano, as vendas no varejo caíram 3,9%. A taxa do desemprego na China, que também foi divulgada, veio igual o esperado em 5,5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno