Petz (PETZ3) conclui compra da Zee.Dog e capital social aumenta R$ 535 milhões

A Petz (PETZ3) anunciou nesta quinta (30) a conclusão definitiva da compra da Zee Dog, marca de acessórios para animais. A aquisição, anunciada em agosto, teve o valor total de R$ 715 milhões.

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A compra da Zee Dog pela Petz prevê a incorporação, pela companhia, de ações representativas de 74,83% do capital social da Zee.Dog, que corresponde ao valor de R$ 535 milhões na data de efetivação da operação. Além disso, haverá a aquisição de ações representativas de 25,17% das ações de emissão da Zee.Dog.

“A conclusão dessa transação representa um movimento único de transformação e consolidação do mercado pet, e fundamental na busca pela visão do Grupo Petz de ‘Ser mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025’”, diz comunicado divulgado pela companhia.

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Na análise da rede de pet shop, essa aquisição representa um movimento fundamental na busca de “ser mundialmente reconhecido como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025”.

A Zee.Dog atende 45 países, por meio de cinco centros de distribuição. Cerca de 30% do faturamento da companhia é internacional, incluindo também vendas em grandes grupos mundiais do segmento pet como Pets at Home, no Reino Unido, e Chewy, além da recente parceria com a rede de lojas de departamento Nordstrom, nos EUA.

No total, um terço da operação da empresa está localizada no mercado internacional e a Petz diz estar de olho nesses consumidores.

“A associação amplia os horizontes da Petz, trazendo novas avenidas de crescimento por meio da expertise Zee.Dog de gestão de marca, desenvolvimento de produtos exclusivos, sourcing e tecnologia, além da rede de distribuição para os pequenos pet shops (littleBs) no Brasil e para o mercado pet internacional.”

Segundo o fato relevante, as companhias juntas consolidam a liderança absoluta no segmento pet brasileiro, sendo a plataforma digital líder e o maior player express delivery na categoria. “Com isso, Petz e Zee.Dog unem forças com o objetivo de criar o melhor e mais disruptivo ecossistema pet do mundo”.

A companhia prevê que os custos e despesas totais para a realização e efetivação da incorporação da Zee.Dog não deve ultrapassar o montante de R$ 16 milhões. Além disso, a transação ainda está sujeita a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Petz (PETZ3) entra no mercado internacional com aquisição da Zee.Dog, disse CEO

A aquisição da Zee Dog pela Petz (PETZ3) representa a globalização da Petz, avaliou em agosto o CEO Sérgio Zimerman.

“Se antes a Petz tinha foco no mercado brasileiro, agora vamos olhar para o global. Iremos acompanhar as tendências de vendas nos Estados Unidos, Europa e Ásia, buscando como atingir esses mercados”, afirmou Zimerman em teleconferência.

Nesse sentido, o executivo da Petz classifica a compra como um marco no varejo global do segmento animal, transformando a companhia em referência internacional no setor. “A junção com a Zee Dog vai levar a nossa empresa para muito mais longe, bem mais rápido do que esperávamos”, projeta.

Otimização de modelo das lojas

Em relação à possível competição entre produtos próprios, Zimerman afirma que as marcas irão conviver “harmoniosamente”: “Esse casamento está acontecendo porque se colocou um ambiente de confiança para que os sonhos dos dois lados pudessem ser potencializados e não sobrepostos”.

O CEO da Zee Dog, Felipe Diz, complementa que a operação tem como principal foco o longo prazo. “Estamos olhando o que podemos fazer daqui a 30 anos. É apenas o início de uma caminhada para gerar valor”, pondera.

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Entre os principais elementos para gerar valor, além da globalização, as duas companhias estão apostando no segmento de alimentação e produtos para gatos, população que cresce mais do que a de cachorros. Além disso, buscam otimizar os modelos de lojas.

“A aquisição da Zee Dog vai nos permitir implementar novos formatos e conceitos de lojas. Irá possibilitar que melhoremos o nosso relacionamento com lojas menores, ampliando para praças em que normalmente não caberiam uma loja Petz”, finaliza o CFO da Petz, Diogo Bassi.

Pagamento pela Petz 

Segundo fato relevante divulgado pela empresa, a operação prevê o pagamento de R$ 80 milhões em dinheiro na data de efetivação da transação. Além disso, R$ 100 milhões serão pagos após o 5º aniversário da data de efetivação da transação, corrigidos por CDI e sujeito a determinadas condições que promovem o alinhamento de longo prazo entre as partes.

“Mediante a efetivação da transação, os acionistas da Zee.Dog, Felipe Diz, Thadeu Diz e Rodrigo Monteiro, continuarão a atuar na qualidade de gestores da unidade de negócio Zee.Dog e estarão envolvidos no desenvolvimento pretendido pela companhia para maximizar a criação de valor para seus acionistas”, informa.

Como a previsão era de que a operação fosse consumada ainda em 2021, o valor do reembolso será de R$ 1,38 por ação, apurado com base no valor patrimonial das ações da companhia em 31 de dezembro de 2020.

Os acionistas poderão solicitar a revisão do valor de reembolso e a Petz realizará o pagamento do reembolso aos acionistas dissidentes no prazo de até 30 dias contados do final do prazo para exercício do direito de retirada.

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Sobre a Zee.Dog

Fundada em 2011 pelos irmãos Felipe e Thadeu Diz e Rodrigo Monteiro, a Zee.Dog desenvolve soluções de produtos e canais.

Segundo o documento, em 2021, o faturamento bruto estimado da Zee.Dog é de R$ 228 milhões, representando um crescimento esperado de 83% em relação ao ano anterior, e o EBITDA, após sinergias, estimado de R$ 22 milhões. O canal digital deve representar 59% das vendas totais, o qual inclui o app Zee.Now e os sites Zee.Dog no Brasil e no mundo.

Em 2019, a Zee.Dog lançou uma plataforma verticalizada de express delivery no segmento pet, o app se tornou a única operação no Brasil nessa modalidade de entrega em minutos.

Cotação da Petz nesta quinta (30)

Nesta quinta (30), a Petz encerrou o pregão em queda de 0,18%, negociada a R$ 16,37.

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Marco Antônio Lopes

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