PetroRio (PRIO3) vê reservas e projeções crescerem em nova certificação

A PetroRio (PRIO3) anunciou na noite dessa segunda-feira (12) que a nova certificação das suas reservas feita pela DeGolyer & MacNaughton para os campos de Polvo e Tubarão Martelo e de Frade apontou um crescimento do número de suas reservas, que saíram, no total, de 114,7 milhões de barris ou equivalentes para 121,5 milhões: alta de 7,7 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A alta se deu apesar de o Campo de Frade ter mostrado ter uma reserva menor do que a prevista anteriormente, algo que foi totalmente compensado pelo recálculo das reservas do campo de Polvo.

No último relatório divulgado pela PetroRio, em abril de 2020, o campo de Frade possuía uma reserva projetada de cerca de 60,2 milhões de barris. Agora, esse número caiu para 55,7 milhões.

 Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em compensação, o campo de Polvo tinha uma reserva estimada em 50,7 milhões de barris. Segundo os novos cálculos da DeGolyer & MacNaughton, empresa que presta consultoria em petróleo, o número saltou para 62,9 milhões.

Ao total, as reservas de óleo dos dois campos saíram de 110,9 milhões de barris de petróleo para 118,6 milhões.

No gás, porém, as projeções para os campos de Frade e para o campo de Manati recuaram – o campo de Polvo e Tubarão Martelo não produz essa commodity. O total de reservas saiu de 3,7 milhões de barris de óleo equivalente para 2,8 milhões.

Com o aumento das reservas de óleo, porém, o resultado total foi positivo.  Crescendo para 121,5 milhões de barris de óleo ou equivalentes, ante a 114,7 na projeção do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Já o campo de Wahoo, no qual a PetroRio tem 64,3% de participação, teve seus recursos contingentes de óleo avaliados em 125,6 milhões de barris, com mais 6,6 milhões acrescentados por conta da extensão da vida útil do campo de Frade. O abandono do custler Frade + Wahoo sai agora de 2034 para 2054.

Para a Ativa Investimentos, a aumento das reservas da PetroRio é um fato positivo para companhia. “A evolução das reservas provadas impacta diretamente na avaliação da companhia, sendo um dos principais fatores para auferição de seu valuation”, diz a casa em seu morning call.

O BTG também viu as novas projeções como positivas, se dizendo muito impressionado, principalmente, com as expectativas para Warhoo. Para o banco, há ainda a possibilidade de que o campo de Frade melhore sua taxa de retorno após a sua primeira campanha de perfuração, prevista para os próximos meses.

O BTG reiterou sua recomendação de compra para a PetroRio, com preço-alvo em R$ 117. Às 11h30, as ações ordinárias da petroleira avançam 2%, negociadas a R$ 98,83.

PetroRio anuncia também novo diretor financeiro

Além da mudança no número de reservas, a PetroRio informou também na noite desta segunda que definiu, em eleição, Milton Salgado Rangel Neto como seu novo diretor financeiro. Com isso, Roberto Bernardes Monteiro, que ocupava o cargo antes, deixa a atribuição.

Milton Rangel ingressou na PetroRio em 2015, como gerente de tesouraria, sendo promovido ao cargo de gerente executivo de finanças em 2017. Segundo o documento, ele participou ativamente de todas as iniciativas financeiras e de financiamento tomadas na empresa nos últimos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião