PetroRio (PRIO3): após resultados, analistas dizem que ‘o melhor ainda está por vir’

A PetroRio (PRIO3) divulgou nesta quarta-feira (3) seu balanço do segundo trimestre de 2022 (2T22). Com lucro líquido de US$ 139,9 milhões no período e alta de 112% em relação ao mesmo período de 2021, os analistas do mercado ficaram satisfeitos com os resultados publicado pela empresa, com expectativas ainda melhores nos próximos meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png


Os resultados do 2T22 foram semelhantes ao trimestre passado, com a PetroRio apresentando números robustos, graças ao aumento do preço do petróleo  e controle  de custos operacionais. A Genial Investimentos diz que a petroleira evoluiu de forma surpreendente em sua execução do plano de negócios.

Na visão dos analistas, o grande destaque foi o resultado da revitalização do campo de Frade, sendo responsável por adicionar maior volume produtivo. A expectativa é que a empresa alcance volumes ainda maiores em sua produção de petróleo.

Portanto, os analistas afirmam que a PetroRio é um case que “mistura crescimento mais agressivo em termos de volume, curva de preços de petróleo atraentes e execução primorosa por parte da equipe”.

Resultados robustos que também trazem desafios para a PetroRio

“Mas nem tudo são flores”. O mercado também vê pontos negativos, com os rumores relacionados a eventual mudança de estratégia da Petrobras (PETR4) relacionada a venda do campo de Albacora. Esta aquisição pode gerar muito valor para a empresa, adicionando um crescimento expressivo. Se a Petrobras desistir da venda será uma grande frustração para tese da PetroRio, ainda que não seja o suficiente para afetar o investimento na empresa.

A Guide Investimentos também “vê com bons olhos” os resultados apresentados pela petroleira. Do ponto de vista operacional, seus analistas veem a empresa cada vez mais eficiente, sendo capaz de reduzir cada vez mais os seus custos de extração do petróleo. Além disso, a petroleira vem aumentando tanto sua produção quanto as vendas, obviamente, beneficiada pelo elevado preço do Petróleo Brent durante todo este ano de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os analistas também dizem que os resultados positivos são consequência de bons investimentos da PRIO3, tais como a aquisição de 90% de participação em Albacora Leste da Petrobras. A expectativa é que esse campo aumente a capacidade produtiva da PetroRio.

Novos campos de exploração de petróleo significam mais lucros

Da mesma forma, a Guide Investimentos elogia a aquisição da sonda West Capricorn, além do primeiro óleo de poços em Frade, que também geraram muito valor para a petroleira.

Na mesma linha, o Itau BBA também gostou dos resultados da PRIO3, destacando o EBITDA ajustado de US$ 269 milhões, em linha com a estimava de maiores volumes de vendas e menores custos de extração.

A expectativa dos analistas é que o mercado se concentre no desenvolvimento do campo de Frade nos próximos meses, com um crescimento orgânico maior e mais volume de produção de petróleo.

A PetroRio (PRIO3) é maior petroleira privada do Brasil, focada na produção de petróleo e gás. Além disso, a empresa também se destaca na gestão de reservatórios e no desenvolvimento de campos maduros, dedicando-se à produção, exploração, comercialização e transporte dos seus produtos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião