PetroRio (PRIO3) ganha aval da ANP e fará novas perfurações no Campo de Frade, no pré-sal

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, nesta quinta-feira (24), o plano de desenvolvimento para o Campo de Frade desenvolvido pela PetroRio (PRIO3), que inclui a perfuração de quatro poços produtores e três poços injetores horizontais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Na mesma decisão, a ANP autorizou a retomada imediata da injeção de água em dois poços injetores existentes, até o início da operação dos novos poços injetores (ou um ano)”, diz a PetroRio, em fato relevante também emitido nesta quinta (24).

Além disso, o documento arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também cita que a primeira fase do Plano de Revitalização do Campo de Frade deve incluir perfuração de um poço produtor e dois poços injetores.

Essa operação tem previsão de início entre o quarto trimestre deste ano e o primeiro trimestre de 2022. Após a PetroRio concluí-la, deve direcionar seus esforços para o desenvolvimento de Wahoo.

A companhia ressalta que pretende criar um cluster de produção interligando a Wahoo ao Frade “dando sequência à estratégia de otimização operacional dos seus ativos”.

ANP aprovou participação em Wahoo e Itaipu na última semana

Ainda na última quinta (17) a petroleira havia comunicado seus acionistas de que a ANP havia liberado uma participação de 35,7% no Campo de Wahoo e de 60% no Campo de Itaipu.

Com o aval da agência, a PetroRio passou a se tornar a operadora dos dois campos, atualmente localizados no pré-sal. O início das operações no campo de Wahoo segue com previsão inalterada, para o ano de 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O campo em questão possui cerca de 125 milhões de barris de petróleo, ainda acrescidos dos 7 milhões de barris do campo de Frade com a extensão.

Cotação de PetroRio

Às 15h do pregão desta sexta-feira (25) as ações da petroleira apresentam uma queda de 2,31% no intradia, seguindo a tendência de desvalorização generalizada do Ibovespa, que cai 1,17% – em grande parte pelas notícias acerca da reforma tributária, que incluem taxação de dividendos.

Raio-X da PetroRio - Foto: Reprodução/Status Invest
Raio-X da PetroRio – Foto: Reprodução/Status Invest

No acumulado semanal e mensal, os papéis de PetroRio caíram menos de 1%. Contudo, no somatório do ano todo o saldo é extremamente positivo aos acionistas, com valorização de 183,6%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião