Grana na conta

Petróleo: Arábia Saudita cortará produção em mais 1 mi de barris por dia

A Arábia Saudita determinou, nesta segunda-feira (11), que a Saudi Aramco corte a produção de petróleo em mais um milhão de barris por dia (bpd) a partir de junho. Os cortes da petroleira estatal serão acrescentados às redução de oferta já acertadas na Opep+, Organização dos Países Exportadores de Petróleo junto a aliados.

Segundo um representante do ministério de Energia do país, “isso leva o corte total de produção que será realizado pelo reino para ao redor de 4,8 milhões de barris [de petróleo] por dia, na comparação com o nível de produção de abril”, informou o representante do governo.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Além disso, segundo o porta-voz do ministério, com os novos cortes, a produção em junho será de 7,492 milhões de barris por dia. Após a declaração do representante, os preços do petróleo apresentaram uma leve alta nos mercados futuros.

Por volta das 12h desta segunda-feira, o petróleo WTI subia 0,12%, sendo negociado a US$ 24,80 o barril. Por sua vez, o petróleo Brent caía 2,07%, a US$ 30,34 o barril. Os preços da commodity sofrem com a baixa demanda ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Devido à crise, a demanda global pelo petróleo caiu aproximadamente 30%. As medidas de isolamento social, com o intuito de mitigar a disseminação da doença, reduziu o uso de combustíveis de aeronaves e aumentou os estoques de barris.

Em abril, a Opep+ fechou um acordo para cortar a produção em 9,7 milhões de barris por dia nos meses de maio e junho. Embora esse tenha sido o corte recorde do cartel, as reduções deverão ser flexibilizadas a partir de julho, mas com restrições mantidas até abril de 2022.

O ministério de Energia do reino solicitou a Aramco, que estava sob a produção de 8,492 milhões de bpd, que corte a produção deste mês a partir do nível de sua cota, pois, segundo o representante da pasta, é o “consenso com os clientes”.

“O reino visa, com esses cortes adicionais, incentivar participantes da Opep+, assim como outros países produtores, a cumprirem os cortes de produção com os quais eles se comprometeram, e garantir cortes adicionais voluntários em um esforço para apoiar a estabilidade dos mercados globais de petróleo“, afirmou o porta-voz saudita.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião