Petróleo opera em alta; Tensões entre EUA e Irã aumentam

O preço do barril do petróleo Brent tem alta em meio as tensões entre Estados Unidos e Irã.

Na última quinta-feira (20), o petróleo Brent fechou com uma alta de 4,4% sendo negociado a US$ 64,50. Na manhã desta sexta-feira (21), por volta das 9h47, o barril registrava uma alta de 1,04% sendo cotado a R$ 65,12.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O preço do Brent disparou por conta do aumento das tensões entre Estados Unidos e o Irã, que dão temores de uma possível restrição no fornecimento no Oriente Médio.

As tensões foram iniciadas na última semana, quando dois navios petroleiros no golfo de Omã foram atacados. A partir disso os países passaram a se acusar sobre quem seria o mentor do ataque, que ainda não possui um culpado.

No entanto, a troca de farpas foi intensificada na última quinta-feira (20), quando o Irã derrubou um drone de espionagem dos Estados Unidos.

O abate foi feito próximo ao Estreito de Ormuz, uma passagem importante na rota de petroleiros que saem do Oriente Médio, mesmo local em que os navios foram atingidos na semana anterior.

Saiba mais: Navios petroleiros são atacados no golfo de Omã, afirmam operadoras

Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ataque feito pelo Irã foi um grande erro.

Iran made a very big mistake!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 20 de junho de 2019


Trump permite ataque mas volta atrás

Após sua resposta nas rede sociais ao ataque iraniano, o presidente americano, aprovou ataques militares ao Irã como retaliação ao abate do drone, mas acabou desistindo por conta da crescente nas tensões entre os dois países, segundo o “The New Yor Times”.

Em entrevista ao jornal, uma autoridade norte-americana afirmou que Trump havia aprovado os ataques a baterias de radar e mísseis, mas a operação que estava em estágio inicial foi cancelada. “Aviões no ar e navios estavam em posição, mas nenhum míssil foi disparado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

As tensões entre os países influenciam no valor do petróleo, porque grande parte do fluxo mundial do óleo passa pelo Oriente Médio.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião