Petrobras inicia processo de venda das primeiras refinarias

A Petrobras (PETR3;PETR4) iniciou sua primeira etapa do seu processo de desinvestimento de suas refinarias.

Na primeira fase, a Petrobras se desassociará de quatro refinarias a Rnest, Rlam, Repar e Repap. Os compradores em potenciais receberão uma carta-convite da estatal com as instruções sobre o processo da venda.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

No total são oito refinarias que foram dividas em duas etapas, desse modo, na segunda fase estão REGAP, REMAN, SIX e Lubnor.

Petrobras pretende adotar simulador digital nas refinarias

A Petrobras estuda a implementação de um simulador digital em todas as suas refinarias. A informação foi divulgada pelo diretor de transformação digital e inovação da petrolífera, Nicolás Simone.

O “digital twins”, como é chamada a nova tecnologia, deverá ser adotada até 2020. Por meio da medida, a Petrobras pretende aumentar a eficiência das refinarias.

O simulador já é utilizado, de forma piloto, em algumas refinarias da estatal e gerou um ganho de US$ 25 milhões no terceiro trimestre deste ano. No entanto, a petrolífera pretende fazer com que a tecnologia saia de um modelo proativo para um preditivo.

Confira Também: Petrobras: primeiras vendas de refinarias devem ser concluídas no início de 2020

“Esta ferramenta nos permite simular réplicas das nossas refinarias para maximizar a rentabilidade da atividade de refino de petróleo e produção de derivados e tem como objetivo acelerar a tomada de decisão”, diz o relatório divulgado pela estatal.

De acordo com Simone, a transformação do cenário digital é uma das prioridades da estatal para obter resultados positivos do lado operacional.

“Para a Petrobras, inovação está no DNA dela. Quando se fala em transformação digital, tem muitas oportunidades. Mas não é algo que começa agora, vamos ter que ver como trabalhar para acelerar e criar ambientes e ecossistemas de inovação para poder alavancar mais valor”, afirmou o diretor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O diretor-executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Carlos Alberto de Oliveira, falou sobre um dos novos projetos tecnológicos da estatal.

Segundo Oliveira, a Petrobras está desenvolvendo novas formas para diminuir o intervalo entre a descoberta de indícios de hidrocarboneto e a produção de um campo para mil dias em águas profundas.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião