Petrobras tem queda na produção do segundo trimestre em relação a 2018

Em comunicado sobre dados do segundo trimestre, a Petrobras informou que sua produção total de petróleo e gás chegou a 2,55 milhões de barris por dia. O número significa uma alta de 3,7% em comparação ao trimestre anterior. Entretanto, ficou 0,4% atrás do número alcançado no mesmo período de 2018. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26).

Em um relatório, a Petrobras afirmou que os resultados não saíram como o planejado pela empresa. De acordo com a estatal isso ocorreu “principalmente devido às dificuldades enfrentadas no mês de junho com a estabilização das plantas de gás dos novos sistemas de produção de Búzios devido a sua maior complexidade”.

Veja também: Alphabet, dona do Google, registra lucro líquido de US$ 9,9 bi no 2ºT19 

Do número total de barris de óleo equivalente por dia, produzidos no trimestre, 1,16 milhão foram retirados do pré-sal. Sendo assim, isso representa 45,7% da produção. O pré-sal tem grande destaque na produção deste ano. O número alcançado no segundo trimestre foi 12,7% maior do que o do primeiro e 17,7% mais alto do que o do segundo trimestre do ano passado.

A Petrobras também comunicou que houve uma queda no total de vendas. O número ficou em 2,05 milhões de barris de petróleo por dia. A marca é 0,6% menor do que a do primeiro trimestre deste ano. Além disso, em relação a 2018, o número caiu 4%. Todos produtos procedentes de petróleo estão inclusos nos números calculados de venda.

Números internacionais da Petrobras

Se levadas em conta as vendas feitas fora do Brasil, o número total chega a 2,72 milhões de barris de petróleo por dia (Mbpd). A quantia representa uma baixa de 6%, se comparada ao primeiro trimestre de 2019. Dessa forma, apresenta queda de 7% em comparação a 2018.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Caso seja considerada a produção da Petrobras fora do País, o volume total de barris de óleo equivalente por dia aumenta para 2,63 milhões. Este número representa 3,8% a mais do que o gerado no primeiro trimestre.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião