Petrobras (PETR4) e Unigel confirmam união em prol do Planejamento Estratégico

A Petrobras (PETR4) informou que se reuniu, na última quinta-feira (22), com a Unigel Participações S.A. para dar continuidade às negociações das empresas em prol do Planejamento Estratégico da petroleira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O informe à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi divulgado nesta sexta-feira (23), e diz respeito ao comunicado prévio no início do mês em que a companhia mencionou a assinatura de um acordo de confidencialidade (do inglês, NDA). Mais detalhes das negociações ainda não foram divulgados.

O NDA não vinculante assinado com a Unigel tem vigência de dois anos, com o objetivo de avaliar possibilidades para o desenvolvimento de negócios conjuntos em fertilizantes, hidrogênio verde e projetos de baixo carbono.

Plano Estratégico da Petrobras com sustentabilidade

No início do mês de junho, a Petrobras (PETR4) aprovou a revisão de seu próximo Planejamento Estratégico de 2024 a 2028.

Em uma pegada focada em iniciativas mais sustentáveis, a companhia aumentou aos previstos 6% para até 15% investimentos em baixo carbono.

Segundo a empresa, os elementos do plano visam estabelecer o compromisso da Petrobras com um “futuro mais sustentável, na busca por uma transição energética justa e segura no país, conciliando o foco atual em óleo e gás com a busca pela diversificação de nosso portfólio em negócios de baixo carbono”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os investimentos devem ser financiados pelo fluxo de caixa operacional, em níveis equivalentes às outras companhias do setor.

Entre as estratégias desenhadas para o novo segmento de atuação em sustentabilidade, a petroleira estabaleceu:

  • Atuar em negócios de baixo carbono, diversificando o portfólio de forma rentável e promovendo a perenização da Petrobras;
  • Atuar nos negócios de forma íntegra e sustentável com segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa e para a formação de especialistas em sustentabilidade;
  • Inovar para gerar valor para o negócio, suportando a excelência operacional e viabilizando soluções em novas energias e descarbonização.

A proposta de destinação de parte do Capex (capital expenditure, ou “despesas de capitais”) para investimentos de baixo carbono da Petrobras (PETR4) ainda será levada à aprovação final, prevista para meados de novembro de 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião