Petrobras (PETR4): vendas de diesel se recuperaram

A diretora de refino e gás natural da Petrobras (PETR3; PETR4), Anelise Lara, informou nessa terça-feira (2) em uma entrevista virtual ao canal ‘Café com Cavanha’ que as vendas do diesel já voltaram a atingir os níveis que atingiam antes da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Contudo, a executiva da Petrobras salientou que, embora o consumo de gasolina também esteja se recuperando, os volumes ainda estão “um pouco abaixo” em comparação ao consumo antes da nova doença chegar ao Brasil.

De acordo com Lara, a estatal já recompôs praticamente o que vendia antes da pandemia, “principalmente no caso do diesel”. Só em maio, 3,2 bilhões de litros de diesel foram vendidos pela petroleira, além de 1,4 bilhão de litros de gasolina.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Lara ainda projeta para junho e julho um “aumento moderado” na demanda pelos produtos.

Além disso, no inicio de abril, a taxa de utilização das refinarias da estatal estava em menos de 60%. Atualmente, o índice já se assemelha ao de antes da pandemia, ou seja, está em torno de 80%.

Em relação ao gás liquefeito de petróleo (GLP) a diretora lembrou que aumentou a importação do produto nos primeiros meses da pandemia, mas hoje já estão devolvendo carga de GLP importada “porque já estamos com estoques suficientes”.

Petrobras sofre com baixo estoque

O presidente da Petrobras Roberto Castello Branco, afirmou nesta segunda-feira (1) que a empresa tem estoques de petróleo abaixo do planejado no momento graças ao aumento nas exportações durante meses anteriores.

Segundo o presidente, que participou de um evento online da FGV Energia, a Petrobras foi pega de surpresa pois foram obrigados a armazenar uma maior quantidade do produto devido a greve dos petroleiros.

Além disso, era pensado que a crise causada pelo coronavírus só aumentaria o estoque. Porém, o aumento nas exportações de bunker (combustível marítimo) fez com que grande parte do que estava estocado fosse vendido rapidamente.

Veja também: Petrobras (PETR4) queima US$ 1 bilhão por mês com preço do petróleo

De acordo com o presidente, devido ao fortalecimento da Petrobras nas áreas de logística e marketing externo, foi possível que, no mês de abril, as exportações chegassem à níveis recordes, de um milhão de barris por dia. Para aumentar o estoque novamente, executivos da companhia acreditam que deverão reter a venda do produto no futuro.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião