Petrobras (PETR3) derrete 4% com queda do petróleo e derruba Ibovespa
As ações da Petrobras (PETR4) operam em forte queda no intradia desta terça-feira (2), com uma derrocada dos preços do petróleo em meio a indicadores econômicos piores do que o esperado e desfavoráveis para a cotação da commodity.
As ações ordinárias da Petrobras apresentam a maior queda, de mais de 4%, ao passo que as preferenciais recuam cerca de 3,5%, sendo o maior driver de baixa do Ibovespa hoje – sendo que o índice cai mais de 2,3% no início da tarde.
Isso considerando uma baixa de 4,5% no petróleo Brent, a US$ 75,68. Já a cotação do West Texas Intermediate (WTI) cai 4,78% a US$ 72.
Cotação PETR3
As cotações reagem aos números do PMI da China mais fracos do que o esperado, além das expectativas de aumento de juros por parte do Federal Reseve (Fed) na quarta (3).
Segundo declaração dada à CNBC pela analista Tina Teng, da CMC Markets, essa pressão nas cotações ocorre em meio a um “obscurecimento das perspectivas de demanda por combustível” após os dados da China sinalizarem uma recuperação não tão promissora.
Além disso, a atividade manufatureira da China caiu inesperadamente em abril.
Apesar disso, dados da atividade econômica do feriado de cinco dias do Dia do Trabalho atenuaram o pessimismo. A emissora estatal CCTV disse que as principais empresas de varejo viram as vendas aumentarem 21% na base anual, e a emissora também destacou que as viagens de passageiros no primeiro dia do feriado aumentaram 151,8% em relação ao mesmo dia do ano passado.
Demanda de petróleo nos EUA
Juntamente com os indicadores na China, uma pesquisa da segunda (1º) mostrou que os estoques de petróleo bruto dos EUA devem cair pela terceira semana consecutiva.
A pesquisa é divulgada e realizada antes dos relatórios do American Petroleum Institute, um grupo da indústria, às 16h30 desta terça-feira (2), e a Energy Information Administration, o braço estatístico do Departamento de Energia dos EUA, às 10h30 da quarta-feira (3).
Além da Petrobras, mais ações recuam
Além dos papéis da Petrobras, outras petroleiras figuram na ponta negativa do Ibovespa, como a 3R Petroleum (RRRP3) e a Prio (PRIO3), que caem 4,3% e 3,8%, respectivamente.
- Maiores Altas
- Maiores Baixas