Petrobras (PETR4) e Eletrobras (ELET3) agitam o mercado financeiro

Entre os destaques do mercado financeiro de hoje (20) está a Petrobras (PETR4), que gerou grande movimentação no mercado, após o pedido de demissão do presidente-executivo da estatal, José Mauro Coelho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Outo assunto que agita o mercado financeiro além da Petrobras (PETR4) no dia de hoje é a Eletrobras (ELET3), que 9 dos 10 conselheiros pediram demissão, após o processo de privatização da companhia.

Outro destaque do mercado é a estreia do Banco Inter (INBR31) na Nasdaq, após sua saída da bolsa de valores brasileira (B3).

Acompanhe os destaques do mercado financeiro de hoje:

Presidente da Petrobras (PETR4) pede demissão e Fernando Borges assume como interino

Um dos principais destaques do dia é a Petrobras (PETR4), que anunciou na manhã desta segunda-feira (20) que o até então presidente da companhia, José Mauro Coelho, pediu demissão do cargo. Inicialmente, a possibilidade de saída do executivo já tinha sido noticiada hoje nos veículos de imprensa e acabou se confirmando após divulgação oficial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Após o início do pregão, as ações da estatal operavam em baixa de mais de 4%, mas logo em seguida, paralisaram suas negociações na bolsa de valores. Depois da retomada e o anúncio do interino Fernando Borges, as ações reverteram para alta de 1,83% nas ações preferenciais e 1,37% nas ações ordinárias.

A tomada de decisão de Coelho aconteceu depois do reajuste no preço dos combustíveis que foi anunciado pela Petrobras na sexta-feira (17). Esse fator acabou gerando maior pressão política sobre o presidente da estatal. A indicação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, para assumir o cargo é Caio Mario Paes de Andrade. Após o reajuste no preço do diesel e da gasolina nas distribuidoras, Bolsonaro se mostrou bastante insatisfeito, considerando esses aumentos “inconcebíveis”.

Ele ainda disse que “a ideia nossa é propor uma CPI para investigar o presidente da Petrobras (PETR4), os seus diretores e também o Conselho Administrativo e fiscal. Nós queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles”. Bolsonaro ainda complementou que “é inconcebível se conceder um reajuste, com combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes que a Petrobras está tendo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

90% dos conselheiros da Eletrobras (ELET3) pedem demissão após privatização

Além da Petrobras (PETR4), outro assunto que repercutiu no mercado é a Eletrobras (ELET3). Nove dos dez membros do Conselho de administração da “ex-estatal” pediram demissão dos seus cargos após a concretização do processo de privatização da empresa. A companhia possui onze cadeiras, das quais dez estavam ocupadas e apenas uma vaga.

A Eletrobras explica que “os conselheiros que renunciaram permanecerão no cargo até a posse dos novos conselheiros, que deverão ser eleitos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE)”.

Enquanto isso, a carta apresentada pelos conselheiros no pedido de demissão da Eletrobras apontaram que “trata-se de boa prática de governança corporativa e de justiça social, que os atuais conselheiros se orgulham em cumprir – o que permitirá à Eletrobras estabelecer um novo cenário na composição do seu Board aderente à sua atual realidade jurídica e acionária”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eles ainda concluem na carta que a desestatização da companhia vai trazer “novas oportunidades de investimento e de expansão de suas atividades”. Os conselheiros apontam que “resta ao Conselho de Administração, após profundas e efetivas contribuições ao processo, propiciar que a nova composição societária – definida sem a figura de um acionista controlador – venha a formatar um novo colegiado”.

Na mesma linha das ações da Petrobras (PETR4), os papéis da Eletrobras operam em alta nesta segunda-feira (20), com valorização de 3,10% no ticket ELET3 e valorização de 2,90% no ELET6.

Banco Inter (INBR31) estreia BDRs após saída da bolsa brasileira

Além da Petrobras (PETR4) e Eletrobras (ELET3), outro destaque do mercado financeiro é o Banco Inter (INBR31), que iniciou suas ações na Nasdaq na manhã desta segunda-feira (20). A última negociação das ações da empresa na bolsa brasileira (B3) foi nesta sexta-feira (17).

A estreia do Banco Inter ocorre em meio a finalização de sua reorganização societária, cuja proposta foi anunciada há alguns meses. A aprovação desse novo cenário ocorreu por parte dos acionistas nas últimas semanas.

As BDRs do Banco Inter passam a ter espaço no lugar de suas ações no cenário brasileiro. As “Brazilian Depositary Receipt” são ativos que correspondem as ações americanas no Brasil. Para investir nas BDRs da empresa, é preciso procurar pelo ticker INBR31.

Assim, Petrobras (PETR4), Eletrobras (ELET3) e Banco Inter (INBR31) são os destaques da Suno Notícias desta segunda-feira (20), que traz diariamente os principais acontecimentos que agitam o mercado financeiro e a bolsa de valores brasileira (B3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião