Petrobras (PETR4) dispara 3,7% após Opep+ anunciar corte no petróleo

As ações da Petrobras (PETR4) subiam 3,7% nesta quarta-feira após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) anunciar que cortaria a produção de petróleo em 2 milhões de barris por dia (bpd) a partir de novembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No mesmo horário, junto com a Petrobras, a 3R Petroleum (RRRP3) ganhou 3,83% e a Petrorio (PRIO3) subiu 3,13%.

Os preços dos contratos para dezembro do petróleo Brent, a referência global, operavam em alta de 1,53%, a US$ 93,33 o barril, na ICE, em Londres.

O corte da Opep+ é o maior desde abril de 2020, quando a pandemia de Covid começou. A organização informou ainda que o acordo de cooperação atual foi estendido até 31 de dezembro de 2023.

Em comunicado após reunião ministerial, a Opep+ justificou a decisão “à luz da incerteza que envolve as perspectivas econômicas globais e do mercado de petróleo, e da necessidade de aprimorar a orientação de longo prazo para o mercado de petróleo”.

O grupo de países ainda decidiu realizar as reuniões ministeriais a cada seis meses para deliberar sobre o tema — a próxima será em 4 de dezembro de 2022.

O comitê conjunto de monitoramento ministerial (JMCC, no inglês) deve se encontrar a cada dois meses, mas pode realizar encontros adicionais, aponta o texto.

A Opep+  reforçou ainda a importância de que os membros do acordo cumpram totalmente o que foi imposto. Ela estendeu o período de compensação para falhas nesse cumprimento até o fim de março de 2023.

A decisão pode minar um plano do Grupo dos Sete países ricos (G7) para limitar o preço do petróleo russo no mercado global, uma parte fundamental da batalha econômica do Ocidente com Moscou.

As ações da Petrobras ainda se estabilizavam da disparada antes do primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil. Nos últimos cinco pregões, os papéis da petroleira acumulam alta de 12,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião